Notícias

Itapema FM  | 27/03/2014 16h17min

"Rio 2" troca as paisagens cariocas pela floresta tropical

Longa do brasileiro Carlos Saldanha é o maior lançamento já feito em número de salas no Brasil

Roger Lerina  |  Rio de Janeiro*

Rio 2 poderia se chamar Amazônia 1: a sequência da animação de sucesso de 2011 é ambientada bem mais na floresta tropical do que na Cidade Maravilhosa. A nova aventura da ararinha-azul Blu e sua turma chega patrolando. O filme estreou em 1.271 cinemas no país, tornando-se o maior lançamento já feito em número de salas no Brasil.

O novo desenho do realizador Carlos Saldanha entrou em cartaz em cópias 3D e convencionais, legendadas e dubladas. O diretor dos três títulos da série A Era do Gelo esteve no ensolarado Rio de Janeiro na semana passada participando da coletiva de imprensa de seu novo longa. Em uma tenda armada em meio à exuberante vegetação do Parque Lage, o carioca Saldanha falou com os jornalistas, acompanhado do ator Rodrigo Santoro (que volta a dublar, em português e inglês, o cientista Tulio) e dos músicos Sérgio Mendes e Carlinhos Brown – responsáveis pela trilha de Rio 2, ao lado do compositor inglês John Powell.

– A gente começou a desenvolver o segundo filme dois meses depois de lançar o primeiro. Fiz o cálculo e vi que o filme teria que ser feito antes ou depois da Copa. Eu queria colocar o futebol já no primeiro filme, daí nesse segundo fiz questão de que tivesse um jogo. A única facilidade de Rio 2 em relação ao primeiro foi que agora você já conhece os personagens. Mas a pressão aumenta, porque a responsabilidade é maior – disse o cineasta a respeito da continuação de Rio, que foi visto por cerca de 70 milhões de pessoas e arrecadou US$ 486 milhões.

Em Rio 2, Blu (dublado em inglês por Jesse Eisenberg) e sua companheira Jade (que fala com a voz de Anne Hathaway) vivem tranquilos com seus três filhotes em um santuário ecológico no Rio, enquanto o casal de cientistas Tulio e Linda estão em uma expedição na Amazônia. Na selva, a dupla descobre evidências da existência de outras ararinhas-azuis. Jade convence então o domesticado Blu a assumir seu lado selvagem e viajar até o Norte a fim de encontrar os outros representantes de sua espécie praticamente extinta. Enquanto enfrentam inimigos como os madeireiros que ameaçam derrubar sua mata, os emplumados personagens cantam e dançam em divertidos números musicais – um dos destaques de Rio 2.

– Falam de Busby Berkeley (diretor de extravagantes musicais hollywoodianos), mas na verdade as coreografias são inspiradas em ciranda, carimbó, maracatu. A gente brincou com danças do Norte e do Nordeste, com o festival de Parintins. Os animadores pegaram referências de festas de roda, de quadrilhas juninas. É 100% inspiração brazuca – explicou Saldanha.

Já o compositor Sérgio Mendes, produtor musical executivo de Rio 2, comentou a respeito das canções, interpretadas em inglês por astros como Bruno Mars e Janelle Monáe:

– Pedimos para os letristas que fizessem com que as letras em inglês soassem como em português, o que é uma coisa meio surrealista. As letras em inglês mantêm a sonoridade, as onomatopeias do português.

Visivelmente abatido em função das filmagens de The 33, Rodrigo Santoro falou sobre seu personagem.

– A minha voz é diferente da do Tulio. Nós criamos uma nova para ele, algo mais leve e divertido. Fomos descobrindo aos poucos. A ideia dele falar "passarinhês", por exemplo, foi minha, nasceu durante a dublagem, comigo batendo asas – lembrou o ator brasileiro, que saiu direto para o evento no Rio das locações no deserto de Atacama, onde participou do filme sobre os trabalhadores chilenos que ficaram 69 dias presos em uma mina.

Apesar do colorido das imagens e da música, Rio 2 ressente-se da falta de novidade da história. Os melhores momentos ficam com a invejosa cacatua Nigel, que volta acompanhada de uma inusitada fã: uma rãzinha venenosa apaixonada pelo pássaro, mas que evita tocar no amado por medo de matá-lo.

*Roger Lerina viajou a convite da Fox Film

___________________________________________

O Clubinho convidou sócios para assistirem a Rio 2 antes da estreia. A Luiza e o Jean estavam entre os presentes. Confira o que eles acharam do filme:

"Adorei o filme Rio 2! Não teve nada que eu não tenha gostado na história. A cena de que mais gostei foi quando a arara Jade reencontrou seu pai. Foi demais! Não tenho preferência entre Rio 2 e o primeiro filme. Ambos são coloridos e engraçados."

Luiza Silviera Bayer, 9 anos

"Adorei ver Rio 2, principalmente por se passar no nosso país e divulgá-lo mundo afora. A alegria do nosso povo fica visível nas cenas que se passam no Rio de Janeiro. A Amazônia é bem retratada, com belas imagens. O assunto central é o desmatamento da floresta amazônica. É muito importante que as pessoas possam ver o que acontece quando não cuidamos das nossas riquezas naturais."

Jean Soares Olhonido, 10 anos

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.