Notícias

Itapema FM  | 16/03/2014 22h21min

Iggy Pop anuncia a morte de Scott Asheton, baterista do grupo The Stooges

"Ele era como um irmão", afirmou o cantor americano

O baterista Scott Asheton, da banda Iggy Pop & The Stooges morreu no sábado. A causa da sua morte não foi divulgada, mas a notícia foi anunciada pelo cantor americano Iggy Pop em sua página no Facebook.

"Scott foi um grande artista, eu nunca ouvi alguém tocar a bateria como Scott Asheton. Ele era como um irmão. Ele e Ron (Asheton, irmão de Scott e guitarrista dos Stooges até sua morte, em 2009) deixaram um grande legado para o mundo. Os Ashetons sempre foram e continuam a ser uma segunda família para mim.", escreveu Iggy.

Nascido em Washington, Asheton tinha 64 anos. Ele se mudou para Ann Arbor, em Michigan, quando era adolescente. Em 1967, fundou a banda Stooges com seu irmão Ron, Iggy Pop e Dave Alexander. Em 1969, o grupo lançou seu primeiro álbum, The Stooges, produzido por John Cale, da banda Velvet Underground. O disco é hoje considerado um clássico do rock, precursor de todo o gênero punk e influente para o som de ícones como David Bowie e Ramones.

Em 1970, os Stooges gravaram o também icônico Fun House e, em 1974, lançaram Raw Power, considerado por muitos críticos o melhor lançamento do grupo. Na época, nenhum dos discos obteve sucesso comercial e o grupo foi dissolvido. Nas décadas seguintes, Asheton participou de turnês solo de Iggy Pop, além de tocar com outros artistas.

Na década de 2000, os Stooges retomaram as atividades já na condição de lendas do rock. Lançaram os álbuns The Weirdness (2007) e Ready to Die (2013).

Scott Asheton deixa a mulher, Liz, e uma filha, Leanna.

SEGUNDO CADERNO
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Scott Asheton na época em que The Stooges lançaram o disco "Ready To Die" (2013)
Foto:  Arquivo Pessoal  /  Arquivo Pessoal


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.