Notícias

Itapema FM  | 08/03/2014 06h05min

ERRO Grupo prepara novo espetáculo em parceria com dramaturgo romeno

Peca Stefan, autor premiado, está em Florianópolis onde participa de intercâmbio artístico. Nova peça será apresentada em sete idiomas diferentes e tem estreia prevista para maio

Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

Estereótipo é uma visão generalizada e preconcebida de algo. O Brasil, por exemplo, povoa o imaginário gringo em representações de mulatas, futebol, samba. O que você sabe da Romênia? Que é o país da Transilvânia (a terra do Drácula), de ciganos, fica no leste europeu e é onde se fala uma língua latina prima do português. São estereótipos que o ERRO Grupo aborda em seu próximo espetáculo. A companhia está em processo de montagem de Geografia Inútil... (nome provisório), escrita pelo premiado dramaturgo romeno Peca Stefan com direção de Pedro Benatton. A estreia prevista para maio em Florianópolis será interpretada na rua, como de praxe, e em sete idiomas diferentes.

:: Conheça o trabalho do ERRO: espetáculo Hasard estreou em 2012:

A peça faz parte do projeto de intercâmbio artístico Brasil-Romênia: Bucareste-Florianópolis, contemplado com o edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013. Desde meados de fevereiro o autor está na Capital onde participa do processo de criação do espetáculo junto com o grupo catarinense. Nesta segunda ele fará uma palestra sobre processos dramatúrgicos no Centro de Artes da Udesc e, na terça e quarta, ministra oficina — com vagas esgotadas — sobre o mesmo tema.

- Nós estamos brincando com a imagem do Brasil. Queremos brincar com as máscaras, quem tem esses estereótipos? De mulata? Bom futebolista? - comenta Pedro Benatton.

Ele e Peca se conheceram no ano passado, durante um programa de residência artística realizado na Universidade Brown, nos Estados Unidos. Aos 31 anos, o romento é reconhecido no circuito europeu e norte-americano de teatro, com obras premiadas em importantes instituições e festivais. Ele vive em Bucareste, capital da Romênia.

- Eu trabalho em muitos países diferentes, e percebo como o teatro virou um evento elitista. Gosto da ideia de criar para espaços não convencionais - diz Peca.

Há algum tempo o interesse do dramaturgo se voltou para a experiência da audiência - um interesse que está em sintonia com a linha de pesquisa do ERRO.

- Gosto de todo mundo [a audiência] estar junto e imaginar junto, e não construir uma ilusão.

Esta é a primeira peça que Peca escreve para teatro de rua e a montagem marca o retorno do diretor Pedro Benatton como ator.

Depois da estreia em Florianópolis, a peça será apresentada em Bucareste e outras cidades romenas e o plano é fazer performances também em Barcelona e Paris.

Os atores interpretam a peça em sete idiomas diferentes: português, francês, espanhol, italiano, romeno, latim e inglês.

- Não queremos traduzir. Trabalhar com sete idiomas com certeza vai gerar lacunas na narrativa. É a ideia do misundertanding (má compreensão / interpetação) - complementa o diretor catarinense.

:: Agende-se

O quê: palestra sobre processos dramatúrgicos com Peca Stefan
Quando: segunda, às 19h
Onde: sala de Teatro Educação do Ceart / Udesc (Av. Madre Benvenuta, 1.907, Itacorubi, Florianópolis)
Quanto: gratuito

VARIEDADES DC
peca stefan,pedro bennaton,erro grupo,colaboracao erro grupo,brasil-romenia,bucareste-florianopolis / Agencia RBS

Pedro Benatton (E), do ERRO Grupo, dirige e atua no espetáculo escrito pelo romento Peca Stefan
Foto:  peca stefan,pedro bennaton,erro grupo,colaboracao erro grupo,brasil-romenia,bucareste-florianopolis  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.