Notícias

Itapema FM  | 26/02/2014 14h07min

Damon Albarn: "Não quero dizer que me tornei um artista solo"

O músico lança "Everyday Robots" no dia 28 de abril

Em vinte anos de carreira, Damon Albarn mal havia pensado em gravar um disco solo. Pelo menos foi o que o músico, que em abril finalmente lança o álbum Everyday Robots, afirmou, em entrevista à revista Rolling Stone norte-americana. "Eu nunca imaginei que fosse algo que eu faria", comentou Albarn. "Quem não ama tocar com uma banda? É incrivelmente demais. É ótimo. Talvez eu tivesse fugindo do disco solo, inconscientemente." E o músico sabe do que está falando: ele tem três bandas de peso no currículo - Blur, Gorillaz e The Good, The Bad and The Queen.

Foi há dois anos que o embrião de Everyday Robots começou a surgir: Albarn estava trabalhando ao lado do produtor Richard Russell em The Bravest Man In The Universe, que marcou o retorno de Bobby Womack ao mundo da música. "Nós queríamos continuar trabalhando naquilo que estávamos fazendo", contou Albarn sobre Russell. "Tivemos uma inevitável conversa sobre começar uma banda. Foi legal começar a criar conceitos e nomes, mas, um dia, ele chegou e disse: 'Escute, se você me perguntar o que eu gostaria de fazer, eu responderia que queria produzir um disco seu'. E eu pensei: 'Certo, acho que isso significa que terei que assinar com o meu próprio nome'." No final das contas, Albarn entregou a Russell mais de 60 músicas, deixando que o produtor escolhesse entre elas. "Parece irônico, mas este meio que é o disco mais colaborativo que já fiz, em termos de composição", disse ele. "Algumas músicas surgiram quando estávamos os dois testando coisas no estúdio."

Everyday Robots acabou sendo um disco um tanto melancólico, reflexivo, com muitas canções fazendo referência à infância de Albarn. "No início, eu comecei a ir ao bairro onde eu cresci, caminhando por lá e filmando coisas com meu iPad", explicou o músico. "Era como se eu estivesse fazendo a minha própria escavação arqueológica, escolhendo em quais áreas eu gostaria de me concentrar." O álbum conta com algumas parcerias; como Brian Eno em Heavy Seas Of Love e Natasha Khan, do Bat For Lashes, em The Selfish Giant - além do coral Leytonstone City Mission Choir em Mr Tembo. O resto, porém, ficou a cargo da dupla: Russell ficou encarregado da bateria, enquanto Albarn cantou e tocou piano e guitarras. "Fizemos tudo em apenas três meses, no meu estúdio", afirmou Albarn. "Trabalhamos cinco dias por semana, das 10h às 18h."

Se o músico pode vir a fazer mais trabalhos solos em breve? Nem ele sabe dizer: "Eu sempre faço música", ele disse. "Este disco simplesmente tem o meu nome nele. Você poderia dizer que estou embarcando em um novo estágio da minha vida, mas eu poderia chegar e fazer outra coisa. Então, não quero dizer que me tornei um artista solo."

Everyday Robots chega às lojas no dia 28 de abril. A faixa-título já está disponível na internet - confira, clicando neste link.

ITAPEMA FM
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.