Notícias

Itapema FM  | 23/02/2014 17h35min

Problema em um roteador de rede foi a causa da "maior e mais longa" queda do Whatsapp

Criador do aplicativo divulgou comunicado à imprensa no qual explica – sem muitos detalhes – os motivos do problema

Usuários do Whatsapp passaram trabalho na tarde deste sábado para trocar mensagens com seus contatos. O aplicativo ficou mais de 3 horas fora do ar e levantou suspeitas de que os problemas teriam a ver com a venda para o Facebook, concretizada três dias antes por estonteantes US$ 19 bilhões.

O cocriador do aplicativo Jan Koum o mais novo bilionário da praça – enviou um comunicado à imprensa neste domingo explicando os motivos da queda.

Segundo Koum, o problema "foi causado por uma falha em um roteador de rede, que acabou tendo consequências em nossos servidores". Ele ainda afirmou que essa foi "nossa maior e mais longa interrupção em anos". Suspeita-se que a queda possa ter relação com o aumento no número de usuários em pouco tempo, depois da venda para Mark Zuckerberg, mas isso não foi citado por Koum. Antes de ser vendido, o aplicativo tinha cerca de 450 milhões de usuários no mundo inteiro.

Queda no Whatsapp gera problemas até em app concorrente

Não foram só os usuários do Whatsapp que sofreram com os problemas de sábado. O Telegram, que oferece serviço parecido, recebeu muitos usuários descontentes com a concorrente em pouco tempo e também acabou caindo.

"Quatro milhões de usuários entraram no Telegram nas últimas 18 horas. Estamos fazendo nosso melhor, mas o serviço está instável por causa da alta demanda. Era difícil prever isso", justificaram os administradores do aplicativo em sua conta de Twitter, nesta domingo.

Pelas contas de Nikolai e Pavel Durov, os dois irmãos russos que criaram o Telegram, cerca de 100 usuários por segundo entraram no aplicativo só no sábado. "Isso é uma loucura", escreveram no Twitter. Os irmãos Durov garantem que o Telegram é mais rápido e mais seguro que o Whatsapp.

ZERO HORA
Justin Sullivan / AFP

Whatsapp ficou fora do ar por cerca de 3 horas no sábado, três dias depois de ser vendido ao Facebook
Foto:  Justin Sullivan  /  AFP


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.