Notícias

Itapema FM  | 21/02/2014 11h24min

O vinho que apaixona

Saiba mais sobre o vinho Amarone, um tinto muito intenso e potente que pode chegar a até 17% de teor alcoólico

João José  |  joaojosesommelier@ig.com.br

Em meio aos desentendimentos entre os Capuletos e os Montecchios, o jovem casal Romeu e Julieta sempre brindava seus encontros amorosos às escondidas com uma bela garrafa de Amarone cedida da adega pelo amigo Frei Lourenço.
O vinho Amarone della Valpolicella, ou simplesmente Amarone, é uma criação italiana estupenda. Típico do Vêneto no nordeste da Itália e próximo do lago de Garda, é elaborado com as uvas Corvina, Rondinella e Molinara. Os cachos são colhidos e, antes do processo de fermentação, passam por uma secagem em esteiras de palha em armazéns especiais por um período de três meses.
Este processo leva as uvas a ficarem parecidas com uvas-passas, ou seja, concentra o açúcar restando pouca água e produzindo um sabor de geleia.
Nunca confunda a palavra Amaro, que em italiano signifi ca amargo, com o vinho Amarone, que tem pequeno resíduo de açúcar levando a uma sensação muito agradável ao palato com apenas um mínimo amargor característico no final de boca, mas que lhe dá um frescor primoroso.
É um vinho tinto muito intenso e potente chegando a até 17% de teor alcoólico. Este vinho tinto possui cor vermelhorubi escuro a profundo e granado nos envelhecidos, pode ser tomado jovem, mas melhora com a idade. Tem aroma de frutas maduras em compota, cereja preta, ameixa, fi gos, tabaco, toques herbáceos e até couro. Em boca é complexo, poderoso e cheio de sabores surpreendentes! O Amarone é realmente único, um vinho perfeito para animar e inspirar os casais apaixonados e, assim como o amor, é capaz de envelhecer por décadas trazendo sempre algo a mais...

SUGESTÃO GOURMET 
Uma carne de caça preparada com crosta de ervas.

DICA DE BACO
llegrini Amarone della Valpolicella Classico encontrado na Grand Cru e o Amarone della Valpolicella Classico Bussola vendido na Decanter.

DIÁRIO CATARINENSE
BKWine Photography / Divulgação

Os cachos de uvas usados na produção do Amarone são colhidos e passam por uma secagem nos armazéns especiais por um período de três meses
Foto:  BKWine Photography  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.