Notícias

Itapema FM  | 21/02/2014 09h33min

Curta "Em busca do Rio", de Rodrigo Brasil, será lançado hoje na Fundação Badesc

Filme com pegada surrealista foi rodado em Florianópolis e Antônio Carlos e conta a história da viagem de uma mãe e um filho para um lugar paradisíaco

Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

As jornadas são particularmente um tema atraente para o cinema e a literatura. Talvez porque quando se está em busca de algo, a bagagem de expectativas combinadas à memória do que ficou para traz seja uma fonte rica para se pensar sobre a própria vida, o presente, passado e futuro. Em seu filme de estreia, o curta-metragem Em busca do rio, Rodrigo Brasil m ergulha no gênero road movie para contar a história surreal da viagem de um homem e sua mãe para um local utópico - a Ilha do Desterro. A pré-estreia será nesta sexta, na Fundação Cultural Badesc, na Capital.

- A história começa com a lembrança de uma criança brincando em frente a um rio. É a lembrança de um universo idílico, de um lugar paradisíaco - adianta o diretor.

O mesmo lugar paradisíaco imaginado e percebido por muita gente que vem a Florianópolis, em busca da Ilha dos sonhos. E uma história que não foge à realidade vivida também pelo próprio diretor, que veio de Minas Gerais com a família para Florianópolis há 12 anos.

No filme, os personagens encaram essa mesma viagem em busca de uma vida nova. Quem dá vida a eles é o ator e dançarino Marcos Klann e a atriz e professora Fátima Lima. Daniel Jack, Cida Facioli, Mariana Berta, Severo Cruz e Bernardo Sens também integram o elenco.

Um fã em particular de road movies, Rodrigo Brasil afirma que seu interesse era mostrar algo que fosse intenso em sua própria experiência pessoal, além de ser uma homenagem à sua família e à sua mãe.

- Quando se está em busca de algo ou algum lugar se tem uma bagagem pessoal e familiar grande. O filme mostra essa busca de tentar conciliar as diferenças familiares.

Nessa linha, os conflitos entre os personagens dão o tempero. Os protagonistas Raimundo e sua mãe, dona Florinda, formam uma dupla improvável: ele é um visionário e outsider desregrado; ela, uma dona de casa comedida e zelosa. Ao longo do percurso o enredo mostra como eles tentam se reaproximar. Filho e mãe se unem no decorrer da viagem.

Gravado em Florianópolis e Antônio Carlos, Em busca do rio é um filme sobre memória e invenção - sobretudo invenção.

- É bem surreal. Não tem nenhuma pegada realista e isso está explícito inclusive nas diferenças exageradas entre cada personagem.

As divergências entre Raimundo e Florinda, por exemplo, vêm à tona ao longo do percurso, principalmente após se depararam com um lobo ferido na estrada. O lobo, a propósito, é uma referência que Rodrigo Brasil absorveu de O médico e o monstro (1941), de Victor Fleming.

- Tem essa proposta de trazer à tona o lado selvagem do personagem. O lobo traz isso.

O curta-metragem tem 22 minutos de duração e foi realizado com o 7º Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carreirão 2012, na categoria diretor estreante.

:: Agende-se

O quê: pré-estreia do curta Em busca do rio, de Rodrigo Brasil
Quando: hoje, às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Quanto: gratuito

Informações: (48) 3224-8846

VARIEDADES DC
Em busca do rio / Divulgação

Curta tem 22 minutos de duração e foi realizado com o 7º Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carreirão 2012
Foto:  Em busca do rio  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.