Notícias

Itapema FM  | 02/02/2014 23h10min

Dennis Lehane traça um panorama da Lei Seca em "Os Filhos da Noite"

Romance, livro mais recente do autor a ganhar edição no Brasil, retoma personagens da obra anterior "Naquele Dia"

Carlos André Moreira  |  carlos.moreira@zerohora.com.br

Dennis Lehane é um dos principais autores do policial norte-americano contemporâneo, mas seu nome provavelmente só se tornou mais conhecido do grande público após o sucesso de seus livros no cinema. Ele é o autor dos romances que deram origem aos filmes Ilha do Medo, de Martin Scorsese, Medo da Verdade, de Ben Affleck, e aquele que é considerado o melhor deles, Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood.

O trabalho de Lehane é dividido em duas vertentes: uma série de histórias de crime mais “ortodoxas”, protagonizada pela dupla de detetives Patrick Kenzie e Angie Gennaro, e romances alentados que pretendem construir um panorama da história americana enfocando um de seus fenômenos mais duradouros, o crime. Os Filhos da Noite, o livro mais recente de Lehane a ganhar edição no Brasil, é, a seu modo, uma sequência da mais ambiciosa obra dessa segunda vertente: Naquele Dia (2009).

O protagonista do livro mais recente, Joe Coughlin, é o irmão mais jovem de um do personagens centrais do anterior, o policial de Boston Danny Coughlin, envolvido na primeira grande greve da polícia americana, em 1909. Visto como uma criança alvo do afeto de uma família claramente disfuncional no primeiro livro, Joe se transforma, em Os Filhos da Noite, em um jovem e ambicioso marginal à sombra dos grandes chefões do contrabando de bebidas nos Estados Unidos da Lei Seca.

O jovem Coughlin começa a carreira como um assaltante a serviço de um gângster que não demora a ser retirado de cena por um mafioso rival interessado em dominar o cenário criminoso na Boston da metade dos anos 1920. Caído em desgraça e aprisionado após um romance errado e um assalto mal-sucedido, Coughlin logo é encarregado de implantar novos pontos de contrabando e venda clandestina de bebidas na Florida, e vai galgando rapidamente os degraus na escala do crime.

Por meio da ascensão de Coughlin, Lehane monta um colorido panorama da sociedade do período. As ligações criminosas de Joe esmiuçam um painel complexo de um país repleto de imigrantes e que ainda carrega a selvageria dos seus primeiros tempos. E, apesar de o tema ser aparentemente tão restrito à história americana, muitos dos acidentes e tropeços da jornada de Joe têm muito a dizer ao leitor brasileiro de hoje: violência e corrupção policial, um sistema carcerário descontrolado e animalizante, a ascensão de um fanatismo religioso que durante muitos anos sustentou a proibição do álcool, favorecendo o crime organizado.

É um romance muitos pontos acima da mera literatura policial, embora alguns elementos não escapem de alguns clichês das histórias tradicionais do gênero, entre eles o batido triângulo amoroso entre o jovem Joe, uma jovem ambiciosa e um chefão do crime.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.