Notícias

Itapema FM  | 29/01/2014 10h32min

Elton John se manifesta contra leis russas em seu site oficial

Em dezembro, quando se apresentou no país, o músico protestou contra as chamadas leis "anti-gay"

A Rússia é um dos países que mais dá o que falar no que diz respeito à maneira como encara a homossexualidade: diversos artistas, como Madonna e o grupo russo Pussy Riot, já se manifestaram contra as chamadas leis "anti-gay" impostas pelo país. Em dezembro, quando se apresentou em Moscou e Kazan, Elton John se juntou ao protesto, dizendo que a legislação russa é "desumana". Agora, já de volta da turnê, o músico postou em seu site oficial um longo texto a respeito - John se diz ainda mais indignado depois das recentes declarações do presidente Vladimir Putin, associando a homossexualidade à pedofilia. "Uma homofobia cruel foi legitimada por essa legislação que deu cobertura para extremistas abusarem dos direitos humanos básicos das pessoas", afirmou o músico em seu texto.

Leia a tradução completa abaixo:

"Estou profundamente grato pelo apoio do povo russo que me recebeu e me aceitou no país desde a minha primeira visita em 1979. Na minha última visita, em dezembro de 2013, eu me perguntei se a nova legislação banindo 'propaganda homossexual' poderia ter mudado aquilo. Não tinha. Eu ainda senti o mesmo calor e recepção do meu público que eu senti em todas as vezes que estive na Rússia.

Nesta viagem, me encontrei com membros da comunidade LGBT em Moscou. Mesmo tendo sido recebido como um estrangeiro gay assumido, eu queria entender de verdade, em primeira mão, como a legislação tinha afetado a comunidade LGBT russa. O que eu ouvi reforçou todas as histórias da mídia que tem circulado desde que o projeto de lei de propaganda se tornou uma lei federal: uma homofobia cruel tinha sido legitimada por esta legislação e dado cobertura para extremistas abusarem dos direitos humanos básicos das pessoas.

As pessoas que eu conheci em Moscou - homens e mulheres gays de 20, 30 e 40 anos - me contaram histórias sobre ameaças que receberam de grupos vigilantes que iriam 'curá-los' da homossexualidade os encharcando com urina e batendo neles. Um jovem foi perseguido fora de uma boate gay por uma pessoa se passando por taxista que tentou estrangulá-lo com uma corda de guitarra porque ele era um 'sodomita'. Todo mundo compartilhou histórias de abuso físico e verbal – no trabalho, em bares e restaurantes ou na rua – desde que a legislação entrou em vigor em junho do ano passado. E parte do trabalho vital de fornecer prevenção contra o HIV para a comunidade gay foi classificado como 'propaganda homossexual' e fechado.

Ficou muito claro para mim que, apesar de estrangeiros como eu que estão visitando a Rússia não serem afetados por essa nova lei (e o Presidente Putin recentemente confirmou isso), é uma história muito diferente para aqueles que vivem dentro do país. Como Maria Maksakova disse aos colegas do Parlamento russo no mês passado: 'Nós estamos vendo consequências extremamente negativas por causa desta lei, com o aumento de crimes de ódio'.

O Presidente Putin afirma que essa não era a intenção, mas, sem dúvida, foi o efeito que essa lei teve, promovendo mal entendidos e ignorância. Em particular, é muito decepcionante que a lei ligue explicitamente a homossexualidade à pedofilia, algo que inúmeros estudos já mostraram estar errado.

As pessoas que conheci em Moscou eram decentes, gentis, homens e mulheres patriotas que não tinham intenção de forçar a sexualidade deles em ninguém. Qualquer que seja a intenção das leis de propaganda homossexual e pedófila da Rússia, está muito claro de acordo com a minha experiência pessoal que está se provando profundamente perigosa para a comunidade LGBT e que está segregando profundamente a sociedade russa. Eu gostaria de ter a oportunidade de apresentar o Presidente Putin a alguns russos que merecem ser ouvidos, e que merecem ser tratados e recebidos no próprio país com o mesmo respeito e calor que eu recebi na minha última visita."

ITAPEMA FM
Diego Vara / Agencia RBS

Elton John se apresentou no Brasil no ano passado
Foto:  Diego Vara  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.