Notícias

Itapema FM  | 28/01/2014 03h01min

São Paulo Cia de Dança lança a quinta edição de livro que reúne textos, críticas e ensaios sobre a dança

Jogo de Corpo - Ensaio sobre a SPCD será vendido em diversas livrarias do Brasil

O universo da arte é imenso e suas possibilidades, infinitas. A São Paulo Companhia de Dança conseguiu extrair o domínio sobre este cenário e lança, nesta terça (28), a quinta edição do livro Jogo de Corpo – Ensaios sobre a São Paulo Companhia de Dança, que, junto com a série Figuras da Dança e o documentário Canteiro de Obras, transformaram a trajetória da companha e da dança brasileira em patrimônio cultural. O lançamento será às 19 horas, na livraria Martins Fontes, em São Paulo.

A Cia, fundada pelo Governo do Estado de São Paulo, completa seis anos na mesma data do lançamento do livro. Ele é organizado pela diretora artística da Companhia e documentarista Inês Bogéa – presença constante entre os jurados do Festival de Dança de Joinville. São textos de escritores e críticos da área da dança que compõem o livro, reunindo Lucia Santaella, Nelson Ascher, Paulo Caldas, Evaldo Morcazel, Kathya Godói, Maria Eugênia de Menezes, além da própria Inês.

Além disso, a publicação inclui imagens das obras que estrearam em 2013 e trouxe, nesta edição, uma novidade, com o ensaio fotográfico Rastros do Corpo no Espaço, de Marcelo Maragni, resultando em um vasto compilado de olhares distintos sobre o mesmo tema.

O processo de produção do livro iniciou no ano anterior, quando os autores e pesquisadores foram convidados a acompanharem de perto o cotidiano da SPCD ou algum trabalho específico, escolhas que ficaram à critério deles.

Ao longo de 2013, a Cia explorou no palco três temas extremamente sensíveis e intensos – amor, vida  morte – que nortearam a concepção do livro. A diretora explica que foi um momento diferente, especialmente pela junção de significados:

— Foi um período especial da Cia, em que completamos cinco anos e, ao completar esse tempo de vida, nos questionamos ao que nos move, ao continuar ou manter essa alegria, como nos entregamos no mundo da dança. A morte nos acompanha sempre, no dia a dia de diversas maneiras e a vida é feita de sombra e luz — aponta.

Trajetória

O diálogo com a dança prova que ela pode ir além dos palcos. E essa é a ideia do projeto do lançamento do livro e das séries em DVD de Figuras da Dança, que a cada edição conta história de grandes personalidades da área e o DVD Canteiro de Obras, filme que revela os bastidores do processo de criação dos espetáculos que estrearam em 2013, seguindo as três vertentes da Cia, que se baseiam na produção e circulação de espetáculos; programas educativos e de formação de plateia; e registro e memória da dança.

Com mais de 29 coreografia e 390 apresentações, a companhia atingiu mais de 340 mil pessoas e propõe a documentação de toda a trajetória, que mostra a amplitude do cenário da dança e pode inspirar mais debates e diálogos sobre a arte.

—  A dança está presente em muitas vertentes da sociedade e propomos diversas maneiras de vivenciar a dança, a memória da dança. Acredito que deixar traços dessas trajetórias é importantes não apenas para as pessoas que construíram e vivenciaram aquele momento, como para as futuras gerações — acentua Inês.

Jogo de Corpo – Ensaios Sobre a São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa (Org.), Editora Martins Fontes, 2014. R$ 90,85.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.