Notícias

Itapema FM  | 24/01/2014 10h58min

As belgas lupuladas

Colunista cervejeiro Marco Zimmermann fala sobre a influência das modernas cervejarias americanas na bebida belga em relação ao uso do lúpulo

Marco Zimmermann  |  marco.zimmermann@gmail.com

As cervejas belgas são conhecidas principalmente pelos sabores e aromas frutados das leveduras específi cas daquela região. Mas nos últimos anos as tradicionais cervejarias belgas são infl uenciadas pelas modernas cervejarias americanas em relação ao uso do lúpulo, criando cervejas que mesclam estilos belgas, como as tripels, e as golden strong ales com as IPAs americanas.    

Um exemplo clássico é a cerveja Urthel Hop-it (9,5%). Em 2005, a mestre-cervejeira Hildegard Van Ostaden viajou para os Estados Unidos, onde conheceu as IPAs americanas e se apaixonou pelos aromas e sabores de lúpulo típicos do estilo. Ao voltar para a Bélgica, resolveu produzir uma tripel com o triplo do lúpulo geralmente utilizado no estilo. O resultado é uma cerveja que combina os sabores frutados com os sabores herbais e fl orais dos lúpulos europeus. 

A Duvel Tripel Hop é a versão lupulada da famosa Duvel. Sua produção iniciou em 2007, e a partir de 2012 a cada ano uma nova variedade de lúpulo é utilizada, além das duas da versão tradicional. A versão de 2013 teve como destaque o lúpulo japonês Sorachi Ace, que forneceu notas bastante cítricas à cerveja, que tem ainda 9,5% de álcool. A versão 2014 utilizará o lúpulo americano Mosaic.

Lançada poucos meses após a Urthel Hop-It pela cervejaria d’Achouffe, a Chouffe Houblon Dobbelen IPA Tripel (9%) utiliza uma mescla de lúpulos europeus (Saaz) e americanos (Tomahawk e Amarillo) na sua receita. Possui um aroma intenso que mostra notas de malte, o frutado da fermentação e toques cítricos e florais dos lúpulos. O sabor é adocicado, frutado, com algumas sugestões de especiarias, e lúpulo bem destacado. O fi nal é seco e alcoólico. 

A Poperings Hommelbier começou a ser produzida em 1981 para demonstrar as características dos lúpulos produzidos na região (Brewer’s Gold e Hallertauer), bem antes das cervejas americanas começrem a revolucionar o mundo cervejeiro. Apresenta notas frutadas e áidas, com toques herbais e círicos de lúulo. Apesar dos 7,5% de ácool, éuma cerveja bastante refrescante.

DIÁRIO CATARINENSE
www.petersofkensington.com.au / Divulgação

As belgas são mais conhecidas pelos aromas e sabores frutados
Foto:  www.petersofkensington.com.au  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.