Notícias

Itapema FM  | 24/01/2014 06h04min

MusaDiversa, de Florianópolis, é destaque na cena musical contemporânea brasileira

Quinteto de música instrumental mergulha nos conceitos da hipercultura para criar músicas com identidade plural

Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

Deixe o purismo musical brasileiro de lado para apreciar MusaDiversa. Tão cheio de brasilidade e tão universal ao mesmo tempo, o quinteto de música instrumental de Florianópolis mergulha sem medo no mundo hipercultural, esse conceito ainda em construção para a grande mistura de estilos, origens, ícones e culturas, ou do tudo ao mesmo tempo e agora. Deixe o purismo de lado, portanto, pois se afinal a identidade do Brasil é resultado da cruza de tantas raças, por que não continuar com essa fusão na música?

O MusaDiversa foi criado em 2011. Depois de mais de 10 anos vivendo nos Estados Unidos, o violonista Felipe Coelho, 32 anos, um dos grandes nomes do instrumento no Brasil, percebeu a variedade criativa e musical de Florianópolis. Reuniu músicos que conhecia do circuito e que em comum tinham uma forte identidade musical.

Luiz Gustavo Zago (piano), Rafael Calegari (contrabaixo), Mauro Borghezan (bateria) e Maycon de Souza (saxofone) se juntaram ao violonista para lançar um disco que leva o mesmo nome do grupo, trabalho o qual críticos arriscam-se a chamar de "obra-prima" e de "um dos mais avançados trabalhos musicais recentes de Santa Catarina".

- Quando se fala em música instrumental brasileira sempre se remete ao choro, ou as canções de Hermeto Paschoal e sua pegada jazzística. Mas o MusaDiversa não se enquadra nisso. Tem sim música brasileira, também muita música centro-americana, norte-americana, melodias do centro do Brasil, ritmos orientais e de todos os lugares possíveis - afirma Coelho.

Vale dizer que as combinações à primeira vista improváveis feitas pelos músicos têm alta carga poética e de bom senso. Isso é reflexo, segundo o violonista, da geração a qual o quinteto faz parte, que se conecta na internet, assiste a vídeos no Youtube e escuta música do mundo todo.

Por isso o MusaDiversa, mais que um disco, representa um conceito de fusão natural e contínua de novas tendências gerando novas tendências, não um disco de identidade brasileira, mas de todo o mundo interconectado e compartilhando ideias.

Bastidores de um ensaio

O MusaDiversa é formado por músicos independentes, que tocam em formações diferentes em diversos espetáculos de música instrumental ou não. Os cinco músicos têm em comum uma inquieta busca de linguagem própria, de qualidade e de superação e domínio do instrumento, muito mais em função da poética e linguagem do que necessariamente da técnica - que, vale ressaltar, eles têm de sobra.

Um dia antes de se apresentarem com destaque no 3º Jurerê Jazz Festival, realizado em dezembro do ano passado em Florianópolis, o quinteto se reuniu para ensaiar. No improviso, emendavam conversas sobre sol bemol, quartinas, cestinas e outros códigos indecifráveis para quem entende pouco de música, até acharem a harmonia exata entre todos os instrumentos.

Entre risadas e piadas musicais, quando começavam a tocar pareciam transportar-se para um mundo paralelo e sonoro, cada um entregue ao seu instrumento, todos entregues à música. O disco MusaDiversa foi financiado via lei de incentivo à cultura e não está à venda. Cópias podem ser adquiridas com o músico Felipe Coelho. Quem quiser ouvir, é só acessar o site de compartilhamento de músicas on-line Grooveshark e procurar por MusaDiversa.

:: Assita:

VARIEDADES DC
Musadiversa / Antonio Rossa

Da esquerda para direita: Felipe Coelho, Rafael Calegari, Maycon de Souza, Mauro Borghezan e Luiz Gustavo Zago
Foto:  Musadiversa  /  Antonio Rossa


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.