Notícias

Itapema FM  | 16/01/2014 11h46min

Larissa Gargaro: bem cotado no Oscar, figurino de "Trapaça" vai inspirar moda em 2014

Glamourosos, looks fogem dos clichês como black power e calça boca-de-sino, clássicos da virada da década de 1970 para 1980

Larissa Gargaro  |  larissa.gargaro@zerohora.com.br

Depois de Scarface e Goodfellas, Trapaça (American Hustle) surge na lista de filmes que retratam os gângsters do fim dos anos 1970. Grande aposta para o Oscar deste ano, o longa chama a atenção não só pelo enredo, mas também pelo figurino impecável e muito, mas muito glamouroso (nível maiô-de-crochet-com-casaco-de-pele-e-joias-de-ouro). Amy Adams (na foto abaixo) e Jennifer Lawrence são as sortudas que carregam todo esse brilho - e, como adoramos uma dose de glamour, é neste guarda-roupa que vamos mergulhar.







Quando você pensa na transição da década de 1970 para 1980, o que vem em mente? Poliéster, calças boca-de-sino, black power? Pois os clichês da época foram justamente o que o figurinista, Michael Wilkinsonm quis evitar.

Mais sobre red carpets:
:: Os looks mais incríveis do People's Choice Awards
:: JLaw e Amy Adams brilham no Golden Globes, prévia do Oscar
:: Façam suas apostas: o que as estrelas vão usar na temporada de tapete vermelho


Como fugir do óbvio?

Para não acabar em um lugar-comum da década - leia-se "as roupas de That 70’s Show" -, o figurinista buscou fontes pesadas de inspiração. Em recente entrevista para o The New York Times, Michael conta que suas referências vieram desde edições antigas de Vogue e Playboy, até personalidades como Hugh Hefner, Bianca Jagger, Jerry Hall e Serge Gainsbourg. Dificil errar com um time desses.





Para completar, há uma sinergia milimetricamente estudada entre figurino-trama.

— Nós queríamos que os atores usassem as roupas como parte da luta diária. Eles se vestem como as pessoas que gostariam de ser. São personagens brincando de personagens —, disse Wilkinsonm ao NY Times. E assim a moda se confirma como linguagem.

O resultado? Um compilado invejável de peças Gucci, Halston, YSL, Dior, Fiorucci e Diane Von Furstenberg, finalizados com acessórios vintage coletados em antiquários ao redor dos Estados Unidos. Para os amantes de moda ou simplesmente de imagens bonitas, é um buffet livre fashion de encher os olhos. (Confesso que certas produções chegam a dar um frio na espinha - “Preciso disso agora”.)





Michael é do tipo que se diverte misturando materiais em cada look: veludo, seda, couro, poliéster, lurex e pele. Pele de verdade mesmo, fiel à mentalidade do período - tudo garimpado em brechós de Boston, New York e Los Angeles, garante ele.

As musas Amy Adams e Jennifer Lawrence desfilam estilos ultrasensuais e requintados. Decotes em V (tão profundos quanto um buraco negro); macacões - destaque para a versão em couro vestida por Adams -; paetês, costas de fora, fendas, jóias douradas e cabelos poderosos. Tudo-ao-mesmo-tempo-e-agora, arrematados por unhas vermelhas e batons fortes. A descrição pode até parecer assustadora, mas Michael Wilkinsonm as produz com maestria e perfeição.

A vontade de se teletransportar para dentro do filme, da década e dos personagens é o que reina. Ou, como dizemos na moda, "dever cumprido".

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.