Notícias

Itapema FM  | 05/01/2014 13h01min

Série "Amor Verissimo" estreia no dia 8 de janeiro no GNT

A visão de Luis Fernando Verissimo sobre os relacionamentos será um dos destaques da programação de janeiro

Carlos André Moreira  |  carlos.moreira@zerohora.com.br

Luis Fernando Verissimo é um dos tímidos mais notórios do Brasil – e, ainda assim, um dos grandes destaques da programação televisiva no início de 2014 será a sua visão sobre o amor e os relacionamentos. Estreia no próximo dia 8, no canal pago GNT, a série Amor Verissimo, uma produção da Conspiração Filmes que adapta para a tela, em 13 episódios, crônicas escritas pelo autor sobre encontros e desencontros afetivos.

Amor Verissimo tem um elenco fixo liderado por Fernanda Paes Leme, Gabriela Duarte, Letícia Colin, Pedro Monteiro, Paulo Tiefenthaler e Marcelo Faria. Cada episódio terá também a presença de convidados especiais, como Diana Bouth, Vanessa Lóes e Luana Piovani. O próprio Verissimo afirma que sua participação na série se restringiu a ter escrito o material original, selecionado pelos produtores. Ao ver alguns dos episódios, contudo, aprovou as escolhas do diretor Arthur Fontes.

– Não me envolvi na produção, desde o começo foi uma iniciativa da Conspiração Filmes, um projeto que eles vinham desenvolvendo já há uns quatro, cinco anos. Vi três episódios e gostei bastante, gostei muito do tom. É um humor mais sutil, não caricato. Tem entrevistas com casais, como se fosse um documentário. Acho que é uma opção que funcionou. Um dos episódios que vi foi com a Luana Piovani, que está muito engraçada na história. Os outros que vi também achei muito bons.

Uma diferença desta produção para as Comédias da Vida Privada, outra experiência consagrada de adaptação das crônicas de Verissimo para a TV, é uma liberdade maior no tratamento do material original. Se a série anterior costurava os textos aproveitando muitos episódios e diálogos, em Amor Verissimo há mais adaptações, inclusive no formato, que se aproveita da estética documental, usando inclusive depoimentos gravados baseados em casos reais.

– Nesse caso houve bastante adaptação, não é exatamente o que eu escrevi. Mas eu costumo encarar a adaptação de um texto meu como sendo a criação, o trabalho de outra pessoa. Não faço essa comparação de se é fiel ou não ao livro, isso não é importante, porque o que está ali na TV é outra visão, de outro criador – diz LFV.

O programa vem acompanhado do lançamento de um livro de mesmo nome, Amor Verissimo, que estará nas livrarias no segundo semestre de janeiro, reunindo 50 crônicas sobre o mesmo tema – entre os quais, aqueles adaptados para os roteiros do especial. A seleção das histórias foi feita pela própria editora Objetiva e pela agente de Verissimo, Lúcia Riff, reunindo tanto os textos adaptados quanto outros que seguem a mesma temática e que poderiam até mesmo figurar em uma hipotética segunda temporada.

O irônico é que Verissimo, cuja obra já gerou ótimas atrações de televisão, não é um espectador habitual do veículo. E mesmo que a nova série baseada em sua obra venha a público em uma época em que muitos qualificam a ficção na TV como superior à produzida pelo cinema, LFV tem se mantido olimpicamente à parte dessa incensada "idade de ouro" dos seriados.

– Assisto pouco à televisão. Vejo o noticiário no Jornal Nacional e aí vou procurar um filme. De vez em quando, também vejo um futebol. De seriado, eu gostava muito do Seinfeld, mas acho que nem está mais no ar, né?

 

> Veja a sinopse de alguns dos episódios da série:

Uma leve brisa

Um rapaz apresenta a namorada aos amigos. Ela desperta a admiração dos homens e a ira das mulheres do grupo, que não se conformam porque ela parece perfeitinha demais.

Estranhando o André

André é o sedutor insistente, que durante anos faz investidas infrutíferas para conquistar Leila. Mas ela só se apaixona por ele quando o André, finalmente, desiste.

A vida não é uma comédia romântica

Maria Alice e Rogério, casados com outras pessoas, vivem se encontrando em consultórios médicos. Quando estão acompanhando seus filhos no pediatra, imaginam como seria a vida deles se fossem casados um com o outro.

Tentações de frei Antônio

Luana e Túlio vão passar um fim de semana em um antigo mosteiro, que agora é um hotel. Durante as tardes, eles ficam separados, e ela imagina como seria a vida dos monges que moravam ali.

A estrategista

Uma especialista em prospecção de viúvos procura homens para acompanhar suas clientes em velórios. Vivian contrata seus serviços e participa de um curso para abordagem de viúvos: como se vestir, como agir, etc.

A inconstância humana

Flávio está prestando depoimento na delegacia pois sua mulher deu queixa de agressão. Ele nega a culpa e bota a responsabilidade na "inconstância humana": quem foi violento foi um de seus "eus".

Retiro

João Marcos precisa de um tempo só para ele. Afinal, já está com 45 anos e quer refletir sobre a vida. O problema é que ele pediu esse tempo justo no Carnaval. Cibele desconfia, mas apoia o marido e o despacha para ficar hospedado em um... convento.

A exploração de Marte

Marina e Clóvis trabalham juntos em um laboratório, onde flertam de jaleco. Certo dia, encontram-se na praia em trajes de banho. Constrangidos pela situação, não conseguem desenvolver um diálogo.

 

Zero Hora
DIVULGAÇÃO / GNT

Fernanda Paes Leme no episódio em que sua personagem é invejada pelas mulheres por ser “perfeita demais”
Foto:  DIVULGAÇÃO  /  GNT


Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.