Notícias

Itapema FM  | 11/12/2013 16h24min

Seis exposições de arte abrem esta semana em Florianópolis

Em mês atípico para as artes visuais, mostras apresentam a produção moderna e contemporânea de Santa Catarina

Carol Macário  |  caroline.macario@diario.com.br

Sessenta obras representativas de arte moderna e contemporânea que fazem parte do acervo da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) integram a exposição !é o que há, que abre nesta quinta-feira na Fundação Cultural Badesc, na Capital.

Com curadoria de Fernando Boppré, a mostra reúne o acervo da instituição composto por pintura, fotografia, escultura, desenho, gravura e tapeçaria, e técnicas mistas que marcaram as exposições realizadas no Espaço Fernando Beck, entre 1991 e 2005, quando a galeria funcionava no hall das antigas sedes do Badesc.

:: Artista Nestor Jr mostra trabalhos eróticos na exposição Interdito - O Corpo

:: Confira galeria de imagens das exposições que abrem esta semana em Florianópolis

A lista de obras da exposição é extensa e significativa da arte feita em Santa Catarina nas últimas três décadas e inclui Rodrigo de Haro, Antônio Mir, Loro, Lú Pires, Sílvio Pléticos, Hassis, Janor Vasconcelos, Vera Sabino, Elke Hülse, Elisa Iop, Ivo Silva, Guido Heuer, Rodrigo Cunha, Rubens Oestroem, Neri Andrade, Eli Heil, Sílvio Pléticos, Edson Machado e Mário Avancini, entre dezenas de outros nomes.

O acervo mantido pelo Badesc foi constituído como retribuição ao patrocínio das exposições realizadas no seu espaço cultural. Atualmente já não é comum a cultura de doação de obras por artistas expositores na casa, mas a prática, polêmica, acabou por legar ao público um recorte representativo da arte moderna e contemporânea do Estado, avalia Eneléo Alcides, diretor geral da Fundação Badesc.

Agende-se

O quê
: Exposição !é o que há, com 60 obras do acervo do Badesc
Quando: 12/12, 19h (abertura). Visitação até 17/1, segunda a sexta-feira, 13h às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc (rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis)
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3224-8846

::: Mostras Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos e Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand, no Masc


Duas mostras de fotografia encerram a programação do ano do mais importante museu de arte do Estado, o Masc, em Florianópolis. Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos; e Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand abrem simultaneamente na quinta-feira.

As mostras têm curadoria de Lucila Horn e Paulo Greuel e a participação de 44 fotógrafos, entre convidados e obras do acervo do Masc. Extensão da programação do evento Floripa na Foto 2013, as exposições convidam a viver a experiência da fotografia como vestígio, ruído, por vezes incômodo, que se faz no processo de interação entre imagem e observador.

No vão central do Masc, estarão 13 das 26 fotografias de Paulo Greuel que integram a Coleção Chateaubriand do Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro. A fotografia de Paulo Greuel não segue uma intenção, uma tendência, um estilo ou uma mensagem. O que a rege é uma ética artística de prática cotidiana, relacionada somente às condições representadas por ela mesma.

Fotógrafo autodidata, Paulo Greuel incorpora a ideia do espírito livre, abandonou a vida de todos os dias para perseguir o sonho de uma vida mais original num lugar onde se pode fazer fotografia pura, lúdica e autêntica (para ele, esse lugar chama-se Campeche).

Como atividade complementar, na sexta-feira a fotógrafa Luzia Renata da Silva e a curadora Maria Lucila Horn ministram a oficina Fotografia contemporânea: Reflexões sobre a experiência.

Agende-se

O quê: Exposições Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos e Fotografias de Paulo Greuel na Coleção Chateaubriand
Quando: 12/12, 19h (abertura). Visitação até 2/2/14, terça a sábado, 10h às 20h30, domingos e feriados, 10h às 19h30
Onde: Masc (av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3953-2324

::: Exposição VERacidade, de Flávia Tronca


Em grandes painéis com suas usuais figuras geométricas, a artista Flávia Tronca convida a refletir sobre a urbanidade. Para ela, VERacidade é a qualidade daquilo que é verdadeiro e é num passeio pelo passado, ou das referências da infância, e pelo presente, ou o atual lugar de viver e conviver, que ela propõe um movimento de ir e vir de imagens mentais, colocando em questão uma cidade verdadeiramente possível.

Com uma personalidade artística de várias facetas - a artista gaúcha radicada em Florianópolis é desenhista, pintora, pesquisadora de processos mentais modificáveis através da arte e arte-educadora - ela há algum tempo pesquisa intensamente a cor e a forma. As suas proposições em suas obras instigam conexões na mente do observador, tanto pelo pensamento quanto pela visão.

As pinturas abstratas e não figurativas da artista enfatizam a importância do desenho, da informação, do conhecimento profundo da história da arte e das possibilidades do mundo contemporâneo.

Agende-se

O que: Exposição VERacidade, de Flávia Tronca
Quando: até 27/12, segunda a sexta, 9h às 19h
Onde: Espaço Cultural Governador Celso Ramos, no BRDE (av. Hercílio Luz, 617, Centro, Florianópolis)
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 32235822

::: Exposição coletiva Armazém, no NaCasa Coletivo Artístico

Na exposição coletiva Armazém, artistas de todo o Brasil apresentam obras de arte que estabelecem relações com o público, como livro, publicação e caderno de artista, caderno de desenhos, diários, postais, panfletos, cartazes, gravuras, fanzines, adesivos, cartões, carimbos e objetos, ou seja, trabalhos que sejam múltiplos (tiragens de pequenas e grandes edições). A Mostra abriu na última segunda-feira e segue até o dia 14 no NaCasa Coletivo Artístivo.

Os trabalhos estarão à venda no local e fazem parte da quarta edição do evento. No encerramento no dia 14 será realizada uma conversa com os artistas, troca de trabalhos e coquetel.

Agende-se

O quê: Exposição coletiva Armazém
Quando: até 14/12, 13h30 às 20h
Onde: NaCasa Coletivo Artístico (rua José Francisco Dias Areias, 359, Trindade, Florianópolis)
Quanto: Gratuito

::: Exposição Cenas Urbanas, no CIC

Na mostra Cenas Urbanas, artistas trazem sua interpretação e o olhar sobre o espaço urbano de Florianópolis. A exposição abre neste sábado, no espaço expositivo das Oficinas de Arte do CIC, em Florianópolis, com trabalhos dos artistas que frequentam a oficina de Gravura oferecida pela Fundação. A abertura começa às 11h, e das 11h às 14h será oferecido workshops para o público interessado.

A técnica usada é xilogravura, que se origina de um trabalho de incisão manual feito diretamente sobre uma matriz de madeira. Com instrumentos de corte apropriados (goiva, facas, formões e buris), a matéria é retirada do suporte, deixando visível um contorno de altos e baixos relevos.

Agende-se

O quê: Exposição Cenas Urbanas
Quando: 14/12, 11h (abertura). Visitação até 31/1, segunda a domingo, 8h às 21h
Onde: Espaço expositivo das Oficinas de Arte do CIC (av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: Gratuito
Informações: (48) 3953-2312

::: Obras de Albertina Prates na Ponto dArte



Na nova galeria de arte inaugurada na última terça na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, a Ponto dArte, estão em exposição e à venda três obras da artista Albertina Prates, além dos trabalhos de outros 17 artistas. A artista catarinense expõe as telas telas “Aum”, “O canto do sabiá” e “Verbum”, que são a representação da vida dos homens e suas emoções em desenho, colagem e pintura acrílica.

Albertina Prates expõe seus trabalhos desde 1974 e já participou de salões de arte contemporânea em Blumenau e Itajaí. Criou grandes painéis em mosaico e em pintura acrílica em importantes espaços públicos em Santa Catarina, além de ter pinturas espalhadas pelo Brasil e Europa em coleções particulares.

Agende-se

O quê: Acervo da galeria Ponto dArte
Quando: Segunda a sábado, 9h às 19h
Onde: Ponto dArte (av. Afonso Delambert Neto, 103, sala 01, Lagoa da Conceição, Florianópolis)
Quanto: Gratuito

DIÁRIO CATARINENSE
Hassis / Reprodução

Obra de Hassis faz parte do acervo do Badesc, em exposição a partir desta quinta
Foto:  Hassis  /  Reprodução


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

11/12/2013 16h21min
Artista Nestor Jr mostra trabalhos eróticos na exposição Interdito - O Corpo
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.