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Itapema FM  | 11/12/2013 11h41min

Luxo no Brasil deve movimentar R$ 9 bilhões em 2013, avalia estudo

Região das Américas supera China em crescimento deste tipo de mercado

Revertendo a tendência dos últimos anos, a região das Américas é o destaque no segmento de luxo, com estimativa de crescimento de 4% para 2013 (versus 2012), ultrapassando o crescimento estimado para a China de 2,5%, uma vez que os gastos com luxo na China estão mais moderados. O ritmo constante de aberturas de lojas em cidades de segundo nível no interior dos Estados Unidos tem impulsionado o crescimento das vendas no país.

Outro fator que impulsiona o crescimento nas Américas é o gasto com produtos de luxo por um número cada vez maior de chineses que, agora, visitam cidades ocidentais nos Estados Unidos (como Las Vegas e Los Angeles). Essa é a conclusão do estudo Luxury Goods Worldwide Market Study 2013 da Bain & Company, apresentado em Milão em colaboração com Altagamma (associação comercial de bens de luxo da Itália).

No Brasil, o mercado de luxo deve movimentar 3 bilhões de euros em 2013 – algo em torno de 9 bilhões de reais –, contra os 2,7 bilhões de euros de 2012. Na América Latina como um todo, as vendas neste ano devem arrecadar 4,9 bilhões de euros. Apesar do crescimento, ainda há espaço para o Brasil se destacar no mercado internacional do luxo.

Cláudia D'Arpizio, sócia da Bain & Company em Milão e líder do estudo, comenta que "o principal desafio no Brasil ainda é representado pelas taxas de importação. A produção local, no caso, se torna uma pré-condição para se extrair o valor real desse mercado. Há categorias - como joias, por exemplo - nas quais produtos feitos no Brasil são muito legítimos por conta da tradição do país em pedras preciosas de cores e ouro".

Em todo o mundo, os gastos com bens de luxo crescerão 2%, registrando 217 bilhões de euros em taxas de câmbio de 2013, enquanto os desafios econômicos na Europa continuam e a China inicia a transição de um país que estava se expandido no mercado para uma nação que faz a manutenção da rede das grandes marcas de luxo que entraram no país nos últimos anos.

No entanto, é importante observar que a taxa de crescimento mascara um impacto significativo da taxa de câmbio. Considerando-se taxas de câmbio constantes, o crescimento do mercado teria chegado a 6% para este ano, em comparação aos 5% de 2012. A desvalorização do iene é responsável por mais da metade da diferença deste ano.

Divulgação / Divulgação

Cena do filme Bonequinha de Luxo, com a atriz Audrey Hepburn
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


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