Notícias

Itapema FM  | 07/12/2013 08h02min

Desenhe Aqui comemora dois anos

Projeto que reúne quadrinistas, autores e artistas da Capital vira janela para a produção local

Romeu Martins *

Quadrinistas, ilustradores, designers, grafiteiros, caricaturistas, escultores, chargistas, cartunistas, artistas plásticos entre outros profissionais de Florianópolis e região comemoram neste mês de dezembro os dois anos de um evento que abre as portas para todas as vertentes ligadas a trabalhos com imagem.

O Desenhe Aqui, idealizado e mantido em suas reuniões mensais por Kayuá Waszak, já se consolidou como ponto de convergência e palco de trocas de experiências para mais de uma centena de artistas do traço (sua página no Facebook reúne neste momento 282 pessoas, a maioria já tendo participado pessoalmente de pelo menos um dos encontros realizados no restaurante Capitão Gourmet, do bairro Trindade, em Florianópolis).

Entre tantos talentos reunidos, capazes de transformar imaginação em arte nos mais variados suportes, do nanquim à tinta a óleo ou acrílica, do grafi te às plataformas digitais, circula pelo menos uma pessoa que não tem o mesmo dom lapidado em anos de estudo de anatomia, perspectiva, sombreamento e afins.

Esta pessoa sou eu, que compareço aos encontros com o objetivo nada oculto de buscar entre eles parcerias para transformar os textos de literatura fantástica que escrevo em obras em quadrinhos.

O primeiro desses projetos a se consolidar foi a adaptação de meu conto Domingo, Sangrento Domingo, originalmente publicado pela editora Estronho na coletânea Cursed City, em 2011. O parceiro perfeito para a empreitada foi Victor Conceição, que assina Victor Vic neste seu trabalho de estreia, um participante do Desenhe Aqui de 25 anos que trabalha como chargista em publicações dos municípios de Biguaçu e São José.

O romance gráfico Domingo, Sangrento Domingo ficou pronto a tempo de ter sido lançado no último dia de novembro, na Megastore da Livrarias Catarinense do Centro da Ilha, servindo também para celebrar os dois anos de Desenhe Aqui.

Não é exagero dizer que a procura pela obra superou todas as expectativas mais otimistas dos autores e da editora, a mesma Estronho de Cursed City. Temos até mesmo uma prova matemática dessa afirmação: todos os exemplares postos à venda no dia se esgotaram, feito inédito segundo os funcionários que estão acostumados aos lançamentos literários naquela rede de livrarias.

Felizmente, para não deixar os interessados na mão, uma nova tiragem está sendo providenciada e as compras já podem ser feitas diretamente no site da editora (estronho.com.br). Novos lançamentos na cidade e em outros Estados estão sendo planejados. A intenção que Victor, a editora e eu tivemos com a produção desta obra foi a de testar o nosso mercado para avaliar o interesse do público em um quadrinho autoral totalmente feito por catarinenses.

Já tínhamos a resposta teórica, na forma do entusiasmo e do apoio dos colegas nos encontros na Trindade. Não poderia ter sido mais gratificante constatar também na prática o interesse de Santa Catarina nesse tipo de produto cultural, poucas vezes explorado em Florianópolis, mas que conta com representantes de importância histórica, como a recente série de coletâneas Catacomics, de diversos artistas, ou a revista 4-3-3, lançada pelo chargista do DC Zé Dassilva nos anos 1990. Victor Vic e eu ficamos felizes por acrescentarmos nosso álbum Domingo, Sangrento Domingo a essa lista.

* É jornalista e escritor

DIÁRIO CATARINENSE
Roberto Scola / Agencia RBS

Romeu e Victor Vic com o livro Sangrento, Domingo Sangrento
Foto:  Roberto Scola  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.