Notícias

Itapema FM  | 01/12/2013 18h28min

"Boardwalk Empire" encerra quarta temporada

Série retrata os bastidores do comércio ilegal de bebidas nos Estados Unidos da Lei Seca, e terá o episódio final deste ano exibido no dia 22 no Brasil

Marcelo Perrone  |  marcelo.perrone@zerohora.com.br

Boardwalk Empire é uma série tão boa que suas virtudes por vezes lhe causam problemas. Por exemplo, o excesso de ótimos personagens que circundam Enoch “Nucky” Thompson, o gângster ardiloso vivido por Steve Buscemi. O final da quarta temporada da série, que no Brasil tem o subtítulo O Império do Contrabando, foi exibido nos EUA no dia 24 de novembro e vai ao ar por aqui em 22 de dezembro, no HBO. Por entre tantos corpos crivados de balas, negociatas escusas, traições e noitadas regadas a uísque ilegal, jazz frenético e coristas de curvas generosas, a trama deixa pelo caminho subtramas que não engrenaram.

A intimidade do criador da atração, Terence Winter (mentor de Família Soprano), e de seu produtor Martin Scorsese com o universo mafioso faz circularem por Boardwalk Empire personagens reais e fictícios à época da Lei Seca. Os diferentes núcleos dramáticos instalados em Atlantic City, o cenário principal, Chicago e Nova York são bem amarrados, mas, por vezes, muita gente boa (má, na verdade) fica tempo demais aquecendo para entrar em cena.

Entre os personagens que ficaram à deriva, o caso mais emblemático é o de Nelson Van Alden (Michael Shannon), ex-agente da lei carola que surtou e se bandeou para o lado do crime. De presença forte na primeira temporada, ele perdeu espaço na trama.Já o pistoleiro desfigurado Harrow (Jack Huston), que na temporada passada protagonizou um banho de sangue aos moldes do desfecho do Django Livre do Tarantino, ressurgiu com mais relevância apenas nos capítulos finais.

Na próxima temporada, um núcleo que deve tocar o terror é o do alucinado Al Capone (Stephen Graham), que começou a erguer seu império em Chicago. Quem ganhou poder e prestígio foi Chalky (Michael Kenneth Williams), criminoso egresso da comunidade negra de Atlantic City que salvou a pele de Nucky. Mas Chalky se enroscou com uma cantora de jazz e ganhou como rival o vilão da vez, Narcisse (Jeffrey Wright), cafetão e traficante de heroína que prega a insurgência dos negros.

Nucky suou para manter sob controle a guerra entre Chalky e Narcise em meio à prospecção de negócios na Flórida e ao olho sempre atento sobre os inimigos que cobiçam seu império e sobre o irmão traíra – sabe ele que a facada nas costas costuma vir depois do sorridente aperto de mão.

MAIS SÉRIES:

> Os fãs de Glee podem votar até amanhã no site do canal Fox americanohttp://www.fox.com/glee/gleekschoice – quais músicas querem ouvir no episódio número cem da série, que irá ao ar em março de 2014.

> Jack Gleeson, que interpreta Joffrey Baratheon, um dos personagens mais perversos de Game of Thrones, disse em recente entrevista a um jornal irlandês que pretende encerrar a carreira de ator ao final da série. Gleeson também revelou que não gosta de Se ver na TV.

> Adam Brody, conhecido por seu papel como Seth Cohen, em The O.C., deve fazer uma participação no seriado New Girl em dezembro. Brody interpretará Berkeley, um ex-namorado de Jess (Zooey Deschanel).

> Após quase dois anos da exibição da segunda temporada de Sherlock, a série já tem data para voltar: 1º de janeiro, pelo canal BBC1 da Inglaterra, com três episódios de longa duração. Nos EUA, a terceira temporada estreia em 19 de janeiro. No Brasil, não há previsão.

HBO / Divulgação

Steve Buscemi vive o gângster Nucky Thompson em Boardwalk Empire
Foto:  HBO  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.