Notícias

 | 22/11/2013 16h06min

Litoral de Santa Catarina tem boas opções para praticantes de surfe

Florianópolis reúne características tanto para iniciantes como para quem já tem experiência

Boas ondas para surfar não faltam em Santa Catarina. Em Florianópolis as praias da Joaquina e Mole se destacam para quem já tem mais experiência, enquanto a Barra da Lagoa pode ser uma boa pedida para quem quer iniciar no esporte. E para quem não quer ficar apenas na capital catarinense, a Praia da Vila e a do Rosa, em Imbituba, também são boas opções.

A Barra da Lagoa, Mole e Joaquina ficam todas na costa Leste da Ilha de Santa Catarina. A primeira é perfeita para quem quer começar no esporte. Além de ondas menores, há diversas escolas de surfe à beira mar que oferecem pranchas e roupas para alugar.

Antes de chegar a Barra, quem vem pela Lagoa da Conceição passa pela Praia Mole. Famosa pela areia fofa e pelos bares à beira da praia, o local tem um perfil jovem. É comum ficar deitado, aproveitando o sol e ouvindo a música de algum bar próximo. No mar, profundo logo nos primeiro metros, a água geralmente é fria com ondas fortes.

Também badalada, mas mais tradicional que a Mole, a Praia da Joaquina já foi sede de etapas do campeonato mundial (WCT) de surfe na década de 1980. Em outubro de 2013, recebeu a final do campeonato mundial júnior de surfe que teve o brasileiro Gabriel Medina como campeão. Tanto na Mole como na Joaquina, o vento Norte sopra do continente e colabora para a melhor formação das ondas.

Imbituba

A cidade de Imbituba é outro bom destino para quem quer aproveitar o surfe em Santa Catarina. A Praia do Rosa é o principal destino dos turistas que veraneiam na cidade. São dois quilômetros de areia branca e fina, e o mar tem ótimas ondas, atraindo surfistas durante todo o ano.

A vegetação é preservada e há duas lagoas à beira-mar. Além disso a infraestrutura é variada. Há pousadas, casas de veraneio, restaurantes e bares estilizados. Ao Sul da baía ainda existe a Praia do Portinho que conserva elementos da pesca artesanal.

Ainda em Imbituba, a Praia da Vila é outro recanto do surfe catarinense. Escolhida para diversas competições, a praia também já recebeu etapas do WCT e apresenta ótimas condições para a prática do esporte.

 

DIÁRIO CATARINENSE
 / Agencia RBS

Praia da Joaquina é uma das opções do litoral catarinense para surfar
Foto:  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.