Notícias

 | 22/11/2013 15h53min

Farol de Santa Marta, Centro histórico e belas praias atraem turistas para Laguna

Cidade é terra de Anita Garibaldi e abriga um dos maiores faróis do mundo

Estar em Laguna é reviver parte da história e ainda ter boas opções de diversão durante o verão. Mais ao sul da cidade, depois do canal, da balsa e da estrada de terra por entre as dunas, está o maior farol das américas em alcance de foco de luz. Com 25 metros de altura sobre um morro próximo ao oceano, o Farol de Santa Marta pode ser visto a 34 quilômetros de distância à olho nu. Nas proximidades do farol, há diversos restaurantes e pousadas, além de alguns mirantes para observar as ondas arrebentarem com força sobre as pedras.

Para chegar até o Farol de Santa Marta é preciso percorrer uma estrada de terra entre as dunas ou usar uma travessia de balsa. O farol foi construído por franceses em 1891 e auxilia a navegação de embarcações que, por meio de equipamentos, podem ver o farol a até 91 quilômetros de distância.

Mas a beleza de Laguna não está apenas no farol. A Prainha do Farol e a Praia do Mar Grosso ganham em beleza quando os botos aparecem para se divertirem entre as ondas. No inverno, eles ajudam os pescadores na captura da tainha indicando onde estão os peixes. A prainha também é famosa por ser uma das melhores da região para a prática de surfe.

A Praia do Mar Grosso, que tem três quilômetros de extensão e é a mais frequentada de Laguna durante todo o ano por ser a mais próxima do Centro da cidade. O local tem a melhor infraestrutura para receber turistas na cidade, conta com bares, restaurantes, hotéis e lojas diversas. Lá também ocorre o melhor carnaval da cidade que é famoso pelo desfile de blocos de rua.

A história de Laguna começa desde o período de colonização da América. O Tratado de Tordesilhas, de 1494, começa no ponto hoje esta a cidade e dividia o continente entre Portugal, leste, e Espanha, Oeste. O local sempre foi estratégico para os portugueses que primavam pela proteção do tratado.

Laguna ainda foi protagonista da história durante a Revolução Farroupilha. Terra natal de Anita Garibaldi, esposa do então revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi. Mais tarde, foi à Itália onde ao lado do marido também participou da formação da República italiana.

No centro histórico da cidade, entre as ruas estreitas de calçamento e casa com arquitetura do século XVIII, está a antiga casa de Anita uma das mais de 600 casas e monumentos tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Carnaval
Laguna também é conhecida por ter uma das melhores festas de carnaval de Santa Catarina. Milhares de pessoas reúnem-se nas ruas da cidade ao som de bandas e trios elétricos. Na tarde de domingo, a farra fica por conta do tradicional "Bloco da Pracinha", que arrasta os foliões desde o bairro de Magalhães até a praia do Mar Grosso.

Como chegar

De carro: Laguna está a 110 Km da capital Florianópolis. Para chegar de carro siga no sentido sul pela BR-101. Partindo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no sentido norte, via BR-101.

De avião: desembarque no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis e o translado até Laguna pode ser feito de carro, van ou ônibus, pela BR-101.

De ônibus: partem todos os dias ônibus da capital Florianópolis para Laguna. O trajeto também é feito pela BR-101

DIÁRIO CATARINENSE
Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Farol de Santa Marta, em Laguna, é um dos pontos turístico mais interessantes
Foto:  Alvarélio Kurossu  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.