Notícias

Itapema FM  | 20/11/2013 10h50min

Sucesso em Florianópolis abre espaço para nova etapa brasileira na próxima edição do Extreme Sailing Series

Também é possível que um barco brasileiro participe oficialmente da competição no ano que vem

As dificuldades de se organizar a etapa brasileira em cima da hora foram enfrentadas e superadas pela promotora nacional do Extreme Sailing Series, que só consolidou o compromisso com a organizadora mundial no mês de julho, durante a etapa de Porto, em Portugal. As oportunidades observadas ao visitar a primeira experiência brasileira com os Extreme 40, no Rio de Janeiro, em 2012, levaram o organizador Carlos Col, da Mais Brasil Esportes, a aceitar o desafio. "Percebi que o formato do evento proporcionava uma excelente chance de fomento ao esporte e ao mesmo tempo uma possibilidade diferenciada de entretenimento diante do conceito de arena náutica", explica ele. "Fiquei impressionado com a competição de regatas curtas, próximas à costa e com um narrador explicando tudo ao público. Desde o final de 2012 passei a analisar essas duas situações com bons olhos."

O desejo de desenvolver outros mercados levou Carlos Col a buscar uma nova sede, e Florianópolis, onde o governo e a prefeitura se comprometeram a acolher o evento, foi a escolhida. "Demos um presente para a cidade, e o retorno foi altamente positivo", diz o promotor. Na abertura do evento, na última quinta-feira, o prefeito César Souza Jr. foi enfático: "Se depender da minha vontade, a etapa brasileira não sairá mais daqui." Entre os pontos que confirmam o sucesso da passagem dos barcos voadores por Florianópolis, Col destaca a movimentação na arena no 'dia da mídia', considerado pela organização como a melhor abertura de uma etapa em toda a temporada. "Recebi considerações positivas dos velejadores, das equipes de terra, da OC Sport (organizadora internacional do evento) e do público", contou Carlos. O Race Village recebeu, em quatro dias, cerca de 50 mil espectadores, atraídos pela primeira chance de acompanhar uma regata a poucos metros da principal avenida da capital. O público total das sete etapas foi de 325 mil pessoas.

A inclusão do Brasil no calendário oficial de 2014 está sendo analisada pela OC Sport e pela Mais Brasil Esportes. "O Brasil está inserido no conceito do evento e, se confirmarmos a etapa brasileira em 2014, creio que, por uma questão de coerência e justiça, ela será organizada novamente em Florianópolis", considerou Carlos. A logística de deslocamento entre duas cidades exige um intervalo de pelo menos 40 dias, de uma etapa para outra, tornando a tarefa de montar o calendário um grande desafio. Existe também a intenção de se formar uma equipe brasileira para correr a temporada completa. "É a melhor forma de adquirirmos no Brasil o apelo e a credibilidade que o evento merece", reforça o promotor. "A torcida vai se acostumar com a tripulação e vai querer estar ao lado de seus ídolos na etapa nacional. O desafio é viabilizar 1 milhão de euros (cerca de 3,1 milhões de reais), valor estimado para a campanha anual."

O Team Brazil Mapfre, que representou o país como equipe convidada na etapa de Florianópolis, retornou à raia no domingo para as regatas finais, após reparos que o impediram de competir no sábado. Durante toda a semana, os velejadores brasileiros esforçaram-se ao máximo para conseguir pegar a mão do veloz e indócil Extreme 40. "Foi bom ter feito um evento na cara do público, competir para quem estava na orla", comentou Lars Grael, coordenador técnico do Team Brazil pelo segundo ano consecutivo. "Cumprimos a missão de divulgar o esporte da vela, mas, para manter a expectativa de resultados, precisaríamos de um barco brasileiro fazendo campanha regular no Extreme Sailing Series ao longo da temporada." Após trabalho de dar suporte ao Extreme 40 brasileiro, acompanhando o barco reservado à tripulação convidada do país-sede, Lars volta a dividir seu foco entre a vela oceânica e a classe Star, velejando com o irmão Torben Grael e preparando-se para a importante competição de Star ao lado do proeiro Samuel Gonçalves, na primeira semana de janeiro, em Miami. O projeto inédito para 2014 é a Buenos Aires-Rio. "A regata que sempre tive vontade de correr larga no dia 19 de fevereiro, semana do meu aniversário de 50 anos", contou o velejador. "Eu e o Torben estamos procurando o barco ideal. Quero que a velejada de um país ao outro faça parte da comemoração do início do meu segundo cinquentenário."

ITAPEMA FM
Extreme Sailing Series / Vincent Curutchet / Lloyd images / OC

O Race Village recebeu, em quatro dias, cerca de 50 mil espectadores
Foto:  Extreme Sailing Series  /  Vincent Curutchet / Lloyd images / OC


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.