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Itapema FM  | 17/11/2013 14h30min

Decisão do Extreme Sailing Series 2013 acontece neste domingo, dia 17, em Florianópolis

Duas equipes, The Wave Muscat e Alinghi, têm chances de alcançar o título de campeãs.

Após oito meses e mais de 180 regatas disputadas em três continentes, chegou o dia de o Extreme Sailing Series conhecer o campeão da temporada. O privilégio cabe à etapa brasileira, pela primeira vez realizada em Florianópolis. Neste sábado dia 16, o time suíço Alinghi conquistou quatro vitórias e encostou no líder, The Wave Muscat, que não venceu nenhuma das oito regatas.

A tripulação omani priorizou a marcação sobre o adversário direto na briga pelo título, contra seu adversário direto. A diferença entre as duas equipes, que era de nove pontos, caiu para apenas três (156 a 153), o que deve estender a emoção da disputa até a última regata das oito programadas. No penúltimo dia, ainda foram registradas duas vitórias do Red Bull Sailing Team, uma do ChinaSpirit e uma do SAP Extreme Sailing Team, que proporcionou ao público aglomerado no Race Village o momento mais espetacular do sábado, na penúltima regata. Em uma manobra de contra-vento, a tripulação dinamarquesa foi surpreendida por uma rajada e não conseguiu evitar que um dos cascos emborcasse, o que provocou a capotagem da embarcação. O impacto da cena levou os torcedores ao delírio, principalmente após a constatação de que, mesmo lançados ao mar, os tripulantes nada sofreram de mais grave. A equipe de segurança rumou imediatamente para o local. O trimmer Pete Cumming sofreu uma pequena lesão nas costelas e em menos de quatro minutos já estava em terra sendo assistido. Os demais tripulantes seguiram no trabalho de recuperação do barco, para tentar colocá-lo em condições para as regatas finais.

Longe do susto, o comandante do Alinghi, Morgan Larson, deixou a raia com a certeza de que o time dele encontrou a receita para vencer em Florianópolis. "Fizemos um grande trabalho e o último dia deverá ser bastante divertido", comentou. "Três ou quatro equipes estão na briga pela etapa e duas lutam diretamente pelo título da temporada. O domingo será de muita adrenalina. Eles (The Wave Muscat) estão na frente, mas ainda temos chance." O comandante do time de Omã, Leigh McMilliam, reconheceu que não foi o melhor dos dias para o barco líder. "Acontece com todos. Nem sempre acertamos. Temos de ser conscientes de que nada está definido. Tudo pode acontecer no último dia. Vamos partir para a decisão. É para isso que viemos." McMillan será o primeiro comandante bicampeão em sete edições do Extreme Sailing Series, se o The Wave Muscat confirmar o favoritismo.

Ao contrário da sexta-feira, quando foram disputadas apenas três regatas para que a segurança dos velejadores não fosse comprometida por rajadas de nordeste com 35 nós (60 km/h), no penúltimo dia da competição o vento soprou com intensidade moderada, entre 12 e 18 nós, e mudou a direção para sudeste. Neste domingo, o Team Brazil Mapfre volta a competir. O barco comandado por Clínio de Freitas ficou fora de combate no sábado para reparos das avarias sofridas na sexta-feira.

Na sexta-feira, a intensidade do vento superou a expectativa: soprou entre 22 e 26 nós no início da tarde de sexta-feira, dia 15, com rajadas de até 35 (cerca de 65 km/h), mantendo a direção nordeste. Para preservar a segurança dos velejadores, a Comissão de Regatas optou por realizar apenas três das oito largadas que estavam previstas. Foi o suficiente para aglomerar o público que vibrou no Trapiche e na arquibancada do Race Village com duas vitórias do Red Bull Sailing Team e uma do The Wave Muscat, resultados que não interferiram na liderança do barco de Omã no campeonato e na etapa brasileira.

"Foi um belo dia de corridas. Perdemos o tempo de contorno da boia na primeira regata, mas depois conseguimos tirar a máxima velocidade do barco para ganhar as outras duas", contou o bicampeão olímpico austríaco da classe Tornado, Roman Hagara, comandante do Red Bull Sailing Team. "Podemos comparar com o primeiro dia da etapa anterior, em Nice, onde também tivemos de enfrentar as ondas e o vento forte, mas estamos preparados para todas as condições." As quebras foram inevitáveis. O Team Brazil Mapfre, com a tripulação buscando adaptar-se ao barco durante as regatas, não conseguiu completar nenhuma das três provas. Largou bem na segunda, chegou a velejar ao lado dos líderes na primeira perna, mas o equipamento não resistiu. "Estava difícil para nós e complicou ainda mais quando a Comissão pediu para diminuirmos a área vélica. Perdemos a primeira largada", comentou o comandante brasileiro, Clínio de Freitas. "Estávamos ganhando velocidade na segunda, quando quebrou o gurupés, peça que sustenta a vela-balão." Outra vítima das rajadas de Florianópolis foi o suíço Realteam, avariado na última regata.

No sábado e no domingo, além das regatas principais com os Extreme 40, o público acompanhou as disputas do NeilPryde Windsurf Series. Com aproximadamente vinte pranchas na água, os windsurfistas da classe RSOne competiram em duas regatas com dez atletas, sendo que os cinco primeiros de cada bateria avançaram para a final. O diferencial das regatas de NeilPryde está na possibilidade de atletas amadores competiram ao lado de grandes campeões. A classe RSOne é uma ponte para que os iniciantes evoluam até a RSX, classe da prancha a vela incluída no programa olímpico. Outra atração do final de semana foi a Copa Mais Brasil de Monotipos, para as classes Optimist, Laser, Snipe e Dingue. A classe Optimist é exclusiva aos velejadores de 8 a 14 anos e, para critério de premiação, foi dividida em duas categorias: estreante (primeiro ano de vela) e veterano, incluindo os que já disputaram campeonato Brasileiro ou Sul-Americano.

Ao longo do final de semana, mais de 10 mil pessoas circularam diariamente pela região próxima ao Trapiche, lotando a arquibancada e a área vip montadas para o evento. O Lounge da rádio Itapema, uma área de alimentação, aulas de aeróbica e de spinning oferecidas pela academia F. Scherer, exposição dos carros da Land Rover, patrocinador do evento, e um enorme telão para acompanhar as regatas eram as outras atrações do Race Village, movimentado até o final do dia, mesmo depois da programação náutica ter sido encerrada. O Circuito Bem Estar do Fiesc-Sesi garantiu a diversão da criançada, com vários brinquedos infláveis.

Confira a classificação das equipes no início deste domingo:

1 - The Wave Muscat (OMA) - 156 pontos
2 - Alinghi (SUI) - 153 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 146 pontos
4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 130 pontos
5 - ChinaSpirit (CHN)- 122 pontos
6 - Realteam (SUI) - 103 pontos
7 - GAC Pindar (NZL)- 102 pontos
8 - Team Brazil Mapfre (BRA) - 28 pontos

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