Notícias

Itapema FM  | 07/11/2013 16h21min

Atuação em "Capitão Phillips" pode valer a Tom Hanks sua sexta indicação ao Oscar

Filme estreia no cinema em Porto Alegre nesta sexta-feira

Marcelo Perrone  |  marcelo.perrone@zerohora.com.br

Diante de duas situações parecidas, inspiradas em episódios reais, o diretor inglês Paul Greengrass apresentou propostas de cinema distintas. Com um jogo de cintura não muito comum no seu ofício, ele mostra competência em projetos mais autorais, como o ótimo Voo United 93 (2006) e nas produções com perfil mais comercial, caso de Capitão Phillips, em cartaz a partir desta sexta nos cinemas.

Em Voo United 93, Greengrass encenou, com tom documental, a partir de registros oficiais fragmentados e suposições, o que teria ocorrido a bordo do único avião sequestrado no 11 de Setembro que não atingiu o alvo – teria caído após uma reação dos passageiros contra os terroristas.

Capitão Phillips, por sua vez, dramatiza o ataque de piratas somalis contra um navio cargueiro americano em 2009. É inspirado no livro Dever de Capitão, escrito pelo comandante da embarcação, Richard Phillips, feito refém pelos corsários africanos.

Com Tom Hanks no papel de Phillips, a empatia pelo personagem está assegurada – ele é cotado para receber sua sexta indicação ao Oscar de melhor ator (já ganhou duas estatuetas).

O filme, para o bem e para o mal, é de Hanks, que se impõe tanto nas sequências de genuína tensão quanto nos excessos melodramáticos que deságuam na espetacular operação de resgate que uma tropa de elite americana coloca em curso.

Greengrass se esforça para contrapor o clima de torcida pelo herói com uma visão menos maniqueísta sobre os desnutridos piratas, interpretados com muita competência por atores estreantes – destaque para líder do grupo, Muse, vivido pelo somali Barkhad Abdi.

São eles, mostra o filme, pescadores vítimas da violência e da miséria de seu país, lançados aos mares nessas abordagens suicidas para alimentar o poder e a fortuna dos senhores das guerras tribais. Essa falta de vocação talvez explique a ingenuidade deles em lidar com imprevistos e com um lobo do mar esperto como Phillips – ou como Tom Hanks faz o capitão parecer.


Capitão Phillips
(Captain Phillips)
De Paul Greengrass.
Com Tom Hanks, Barkhad Abdi e Faysal Ahmed.
Drama, EUA, 2013.
Duração: 134 minutos. Classificação:14 anos.
Cotação: 4 estrelas (de 5)

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.