Itapema FM | 07/11/2013 13h59min
"Florianópolis tem todas as características que lhe conferem uma grande vocação náutica. Esse potencial precisa ser mais e melhor explorado, porque todo mundo sai ganhando: a indústria do turismo, a indústria naval, o esporte local e nacional. O Extreme Sailing Series é o pontapé inicial no sentido de popular os esportes náuticos na região e divulgar Floripa para o Brasil e o mundo."
Com essas palavras, Carlos Col, CEO da Mais Brasil Esporte, resumiu o espírito de todos os que estavam presentes na coletiva de imprensa da etapa final do Extreme Sailing Series, realizada nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, no Iate Clube Veleiros da Ilha, em Florianópolis. Maria Cláudia Evangelista, Secretária de Turismo da cidade, também presenta na coletiva, enfatizou que a ideia da prefeitura é conseguir fazer com que o evento se torne fixo e anual, estimulando o turismo e a economia da região. "A época é ótima, e o público que participa do campeonato é extremamente qualificado", comentou. "E o nosso desafio atual é justamente criar eventos voltados para o mar, que é a nossa principal característica turística." Carlos Roberto Bresolin, Comodoro do Iate Clube, reforça: "Floripa é uma cidade pronta para isso. O cenário está pronto, digamos assim, e agora estão chegando os atores. É claro que ainda há muito a ser feito, mas Floripa pode com certeza se tornar a cidade do esporte náutico no Brasil."
A coletiva serviu como lançamento oficial para o campeonato, que acontece na arena montada no Trapiche da Beiramar Norte, entre os dias 15 e 17 de novembro. Também estavam presentes alguns dos integrantes do Team Brazil, que apresentaram o barco que será usado pela equipe brasileira durante a competição. Os velejadores André Mirsky e André Chang também conversaram com a imprensa. "A estrutura do evento neste ano está ainda melhor do que no ano passado", comentou Mirsky, que em 2012 participou das regatas na etapa que aconteceu no Rio de Janeiro. "E as próprias condições do mar em Floripa são muito melhores. A água é limpa, o vento é bom... Sempre que tem competição por aqui, nós ficamos muito empolgados", completou, rindo. O catarinense André Chang comentou as características particulares da competição: "Os campeonatos de vela em geral são difíceis de ser compreendidos por um leigo, mas nesse caso é mais fácil", explicou. "Os barcos ficam próximos da costa e do público; é fácil ver quem está em primeiro, em segundo... Para os velejadores, é mais difícil ficar perto da costa, por causa das condições do vento; mas essa sintonia com o público é muito importante."
O Team Brazil será comandado pelo medalhista olímpico Lars Grael - que também participou da coletiva, via Skype. Lars se mostra empolgado com o evento e com a participação brasileira nele, mas também cauteloso em relação aos resultados: "Temos que ser realistas e humildes", afirmou. "Claro que vamos competir e mostrar toda a garra dos velejadores brasileiros, mas sabemos que estaremos lado a lado com esportistas de altíssimo nível, que estão nesse campeonato há cerca de um ano. É difícil alcançar, principalmente, o nível de entrosamento deles. Nós pegamos o barco ontem, e temos uma semana para treinar." É uma postura prudente, mas Carlos Col não parece concordar muito: "Pelo primeiro treino já deu para sentir que quem sobe no barco esquece tudo isso na hora: todo mundo quer mesmo é ganhar."
Para fazer parte da torcida, confira a programação completa da final do Extreme Sailing Series:
Sexta-feira - 15 de novembro
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-17h00 - Regatas de Extreme 40
Sábado - 16 de novembro
10h00-12h00 - Regatas das classes Optimist, Laser e Snipe
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-17h00 - Regatas de Extreme 40
17h00-18h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
18h00-19h00 - Regatas de Extreme 40 (eliminatórias)
Domingo - 17 de novembro
10h00-12h00 - Regatas das classes Optimist, Laser e Snipe
11h00-13h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-16h30 - Regatas finais de Extreme 40
16h30-17h00 - Premiação classes monotipos
17h00-17h30 - Premiação do Act 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series e dos vencedores da temporada 2013
A ideia da prefeitura é conseguir fazer com que o evento se torne fixo e anual, estimulando o turismo e a economia da região
Foto:
Extreme Sailing Series
/
Lloyd Images
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.