Notícias

Itapema FM  | 05/11/2013 07h01min

Cidadela Cultural Antarctica recebe quatro exposições simultâneas

Olhar Pulsante, O Retângulo Branco, Natureza Selvagem e Abstrato Substrato são as mostras que seguem até dezembro no espaço

Tuane Roldão  |  tuane.roldao@an.com.br

Quem passou em frente à Cidadela Cultural Antarctica nos últimos dias deve ter se deparado com grandes desenhos nos muros que cercam o local. As imagens abstratas com formas variadas – por vezes geométricas e com ângulos retos, em outras um desenho orgânico – tiveram como inspiração a apreciação das coisas simples da vida.

O mural de linhas paralelas pode causar desconforto no olhar, de acordo com o artista Anderson Alberton, criador das pinturas, mas traz também uma surpresa agradável que já começou a ser notada.

— Como poética, eu utilizo o ciclo da vida: tudo tem um começo e um fim, e torna-se a repetir, mesmo que de maneira supostamente diferente. Desde que comecei a pintar, as pessoas passam na rua e vão buzinando, elogiando, agradecendo.

O gigante painel compõe a exposição Olhar Pulsante, que, juntamente com outras duas mostras, será apresentada ao público nesta terça-feira à noite e segue exposta até dezembro.

Em O Retângulo Branco, estarão expostas no Anexo 1 da Cidadela 16 serigrafias e quatro telas – parte da série Pigmentos, de Ricardo Aguiar, conhecido como RAG. Nesta série, cada obra é uma cor diferente e, em cada peça, está inscrita a nomenclatura científica e o código universal do pigmento utilizado na cor representada.

No mesmo Anexo, Ronaldo Diniz revela sua ligação com a natureza, a partir de dez telas que retratam paisagens, plantas e animais na mostra Natureza Selvagem. Para o artista, como na selva, também vivemos em um contínuo conflito pela disputa de espaço. Desta forma, ele questiona nosso grau de civilização.

Simultaneamente, o Anexo 2 abriga Abstrato Substrato, uma seleção de obras de 14 pintores do acervo do Museu de Arte de Joinville – entre eles, os catarinenses Eladir Skibinski, Mário Timm, Miriam Medeiros, Nilson Delai, Ricardo Kolb e Rubens Oestroen.

O QUÊ: exposições O Retângulo Branco (Ricardo Aguiar), Natureza Selvagem (Ronaldo Diniz), Olhar Pulsante (Anderson Alberton) e Abstrato Substrato.
QUANDO: lançamento nesta terça-feira (05/11), às 19 horas. As exposições ficam abertas para visitação até o dia 01/12, de terça a sexta, das 9 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas.
ONDE: Anexos 1 e 2 e Muro da Cidadela Cultural Antarctica.
QUANTO: entrada gratuita.

A NOTÍCIA
Divulgação / Divulgação

Ronaldo Diniz revela sua ligação com a natureza, a partir de dez telas que retratam paisagens, plantas e animais
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

17/10/2013 08h02min
Garten Shopping abre a exposição Importa, nesta quinta-feira à noite
11/10/2013 07h31min
Exposição com imagens do fotógrafo alemão Fritz Hofmann abre domingo em Barra Velha
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.