Notícias

Itapema FM  | 01/11/2013 09h59min

Florianópolis é a cidade escolhida para receber a final do Extreme Sailing Series, maior competição de embarcações a vela do mundo

Saiba por que a organização do evento escolheu a capital catarinense como sede da etapa brasileira

Florianópolis tem uma grande conexão com os esportes náuticos. As praias de Floripa recebem competições internacionais de surf desde a época de 80 - como a etapa brasileira do WCT, o Campeonato Mundial de Surf, que tem como palco a famosa Praia da Joaquina. Além disso, modalidades como bodyboard, wakeboard e kite surf também são adequadas às características das praias da Ilha. Porém, é com a vela que a cidade tem maior identificação. Por tudo isso, a capital catarinense foi escolhida para receber a última etapa do Extreme Sailing Series, maior competição de embarcações a vela do mundo, entre os dias 14 e 17 de novembro - e a Itapema é a rádio oficial do evento. O desafio já percorreu três continentes e vai reunir em Floripa alguns dos principais velejadores do mundo, em oito catamarãs de 40 pés (12 metros). Os fãs da vela costumam lotar as arenas montadas junto à raia, como torcedores em um estádio de futebol - e em Florianópolis, que vai ter o privilégio de definir a equipe campeã de 2013, não deve ser diferente.

Para o catarinense Bruno Fontes, representante do Brasil nas duas últimas Olimpíadas na classe Laser, a escolha de Florianópolis para receber a última etapa do Extreme Sailing Series não poderia ter sido melhor. "Floripa é um local perfeito para se velejar", comenta. "Em novembro a predominância do vento nordeste proporciona ótimas condições na raia, o que deve aumentar a emoção. A escolha do local de regatas foi de extrema felicidade, pois o Trapiche fica na principal avenida da cidade, de fácil acesso e próximo ao principal cartão postal da Ilha, a Ponte Hercílio Luz. Com certeza o público vai presenciar um show nas águas e ter a oportunidade de vivenciar algo que não é muito comum por aqui."

Como bem apontou Bruno Fontes, a arena que vai ser montada para receber a etapa brasileira do campeonato está localizada no coração de Floripa: a Avenida Beira Mar Norte, que possui uma ampla variedade de opções gastronômicas, hoteleiras e culturais. Outra vantagem é a facilidade às vias de acesso ao Aeroporto Internacional. Nas proximidades da arena, o turista que quiser estender a diversão após as regatas vai encontrar uma série de opções de lazer e entretenimento. Os bares ao redor da avenida traduzem o estilo boêmio de Floripa: a pedida preferida é a cerveja sempre gelada, acompanhada pelos pasteizinhos de camarão ou casquinhas de siri, iguarias típicas da região. Para os mais saudosistas ou interessados em conhecer um pouco da história da cidade, o Mercado Público é parada obrigatória. São quitutes, bebidas e souvenires que remetem às tradições locais.

No entanto, existem mais locais para se aproveitar o que Floripa tem de melhor. Do centro da cidade até o leste da Ilha, é possível conhecer um dos mais belos cartões postais da cidade: a Lagoa da Conceição. Próxima a algumas das mais badaladas praias da cidade, a lagoa é famosa por seus restaurantes, que oferecem as deliciosas sequências de camarão. A Avenida das Rendeiras, que liga o centrinho da Lagoa às praias do leste da Ilha, é o ponto ideal para quem deseja apreciar o prato mais típico da culinária de Florianópolis. Para quem prefere agitação, o Norte da Ilha é a opção mais indicada - mas, antes de chegar aos pontos mais badalados, é indispensável fazer uma pausa nas pacatas Praias de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa. Por lá, também é possível apreciar o melhor da culinária da cidade, visitando-se a rota gastronômica. São dezenas de restaurantes, a maioria "pé na areia", mas com pratos diversificados e requintados. Pela mesma rota norte, um pouco mais adiante, o visitante da Ilha chegará ao agito dos famosos beach clubs: Jurerê Internacional tornou-se um dos principais pontos de turistas durante o verão. As baladas de frente para o mar atraem pessoas do mundo inteiro e são mundialmente conhecidas por promoverem ótimas festas.

Com 42 praias à disposição dos turistas, a cidade de Florianópolis oferece opções para todos os gostos e a região norte da Ilha, onde está a Praia de Jurerê, é a preferida dos velejadores: devido às condições adequadas de vento e de mar, a raia de Jurerê se tornou uma das referências no país para treinos de alto rendimento, recebendo atletas de ponta; como é o caso do velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, campeão da última Semana de Vela de Ilhabela, terceiro colocado na Regata Volta ao Mundo com o Brasil 1 e representante brasileiro em quatro Jogos Olímpicos. Bruno Fontes, o campeão pan-americano Matheus Dellagnelo e Bruno di Bernardi também desenvolvem suas campanhas olímpicas em Jurerê. 

Pelas opções que a Ilha oferece, a população de Florianópolis tem o privilégio de levar uma vida tranquila, com qualidade e ao mesmo tempo agitada, se assim desejar. Recentemente, a cidade foi considerada, em pesquisa divulgada pela ONU, como a melhor capital do país para viver; além de possuir o melhor IDH entre as principais cidades do país. Com a passagem do Extreme Sailing Series por Florianópolis, a população terá a chance de presenciar algo jamais visto na Ilha: o espetáculo único dos barcos voadores. Quanto aos visitantes, quem vier acompanhar as regatas com certeza será tomado pelo sentimento de não querer mais ir embora.

O Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Florianópolis apoiam a competição. A intenção é de que o compromisso entre o evento e a cidade seja assumido a longo prazo. A secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, relaciona a beleza natural de Florianópolis com o arrojado design dos modelos Extreme 40: "É uma honra acolher esta competição mundial de vela", declara. "Nossa cidade, cercada por água, vai ficar ainda mais bonita com a flotilha de barcos extremamente velozes." Sobre a capacidade da cidade para receber eventos de grande porte, Maria Cláudia acrescenta: "A excelente infraestrutura, a geografia privilegiada e o clima maravilhoso são ideais para a prática de esportes náuticos. A ilha de Santa Catarina é um polo turístico que tem plena capacidade para sediar a etapa brasileira do Extreme Sailing Series, fato constatado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções, que nomeou Florianópolis como a sexta melhor cidade do mundo para a realização de eventos internacionais. O vento está soprando a favor e estamos ansiosos para a chegada dos barcos."


Confira a programação completa do evento:

Quinta-feira - 14/11
10h30h às 11h30 - Coletiva com os comandantes das equipes
14h às 17h - Regatas em frente à arena

Sexta-feira - 15/11
14h às 17h - Regatas em frente à arena

Sábado - 16/11
14h às 17h - Regatas em frente à arena
18h às 19h - Regatas em frente à arena

Domingo - 17/11
14h às 16h30 - Regatas em frente à arena
17h - Premiação dos campeões da etapa Brasil e do Extreme Sailing Series 2013

 

Classificação atual geral das equipes participantes:
 
1 - The Wave Muscat (Omã) - 56 pontos
2 - Alinghi (SUI) - 54 pontos
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 45 pontos
4 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 41 pontos
5 - Realteam (SUI) - 35 pontos
6 - GAC Pindar (NZL) - 30 pontos
7 - Barco do País (tripulação convidada) - 26 pontos
8 - Team Korea (KOR) - 16 pontos

ITAPEMA FM
Extreme Sailing Series / Lloyd Images

O desafio já percorreu três continentes e vai reunir em Floripa alguns dos principais velejadores do mundo
Foto:  Extreme Sailing Series  /  Lloyd Images


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.