Notícias

Itapema FM  | 30/10/2013 21h46min

Classes sociais também se distinguem no gosto musical

Pesquisa do IBOPE mostra que mais ricos preferem rock e MPB, enquanto classes C, D e E escutam funk e gospel

O estudo Tribos Musicais, divulgado pelo IBOPE na segunda-feira, faz um levantamento sobre os gêneros musicais mais ouvidos no rádio e o perfil de seus ouvintes. Segundo a pesquisa, o estilo favorito do brasileiro é o sertanejo, apreciado por 58% dos pesquisados, enquanto o jazz e o blues estão na outra ponta, lembrados por apenas 9% das pessoas. A lista ainda tem MPB (47%), samba/pagode (44%), forró (31%), música eletrônica (29%), gospel (29%), axé (26%), funk (17%), country (12%), clássica (11%).

A pesquisa concluiu que a classe social e a idade têm forte influência no gosto musical. A maioria dos ouvintes de sertanejo, samba e pagode é da classe C e possui entre 25 e 34 anos. Aliás, 81 % dos que escutam samba e pagode também gostam de sertanejo. Entre os ouvintes de sertanejo, 61% gostam de samba.

O segundo estilo favorito do brasileiro é MPB, que também é apreciada por 70% dos roqueiros. Por outro lado, apenas 47% dos fãs de MPB escutam rock. Há predominância da classes A e B entre os fãs dos dois estilos - 52% dos roqueiros e 46% dos ouvintes de MPB. A escolaridade também é maior entre os fãs dos dois gêneros: 13% deles tem ensino superior e 7% tem pós-graduação.

70% das pessoas que escutam funk são da classe C, D ou E, enquanto na música gospel esse percentual é de 72%. Nos dois grupos, a maioria dos ouvintes é mulher: 61% e 51%, respectivamente. Embora os estilos sejam bastante diferentes, 38% dos funkeiros afirmam escutar música religiosa e, entre os ouvintes de gospel, 22% dizem escutar funk.

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.