Notícias

Itapema FM  | 24/10/2013 16h25min

"O Conselheiro do Crime" narra mergulho de advogado no universo do tráfico de drogas

Filme de Ridley Scott tem dream team de estrelas, mas oferece pouco além de sexo e violência

Daniel Feix  |  daniel.feix@zerohora.com.br

Um dos romancistas norte-americanos mais festejados das últimas décadas, Cormac McCarthy chegou ao cinema nas adaptações de A Estrada (2009) e Onde os Fracos Não Têm Vez (2007). Em O Conselheiro do Crime, em cartaz a partir desta sexta-feira em todo o circuito, ele estreia como produtor e roteirista.

O filme dirigido por Ridley Scott (Blade Runner, Gladiador) reúne um dream team de astros e estrelas para contar a jornada de uma espécie de Walter White (de Breaking Bad) com menos colhões que vê sua vida desmoronar ao se envolver com o tráfico de drogas em El Paso, na fronteira do Texas com o México.

Michael Fassbender (Shame, Bastardos Inglórios), o protagonista, é chamado apenas de Counselor, que pode ser traduzido ao mesmo tempo como "advogado" e "conselheiro". Penélope Cruz é sua noiva. Javier Bardem e Cameron Diaz, um casal de excêntricos traficantes que são seus clientes e estão por trás da operação de transporte de cocaína na qual ele se envolve.

A relação mais interessante que se estabelece é a do personagem principal com o misterioso intermediário vivido por Brad Pitt, que inicialmente surge como um "conselheiro do conselheiro", dicotomia por si só mais rica do que toda a espiral de violência que tem início com o roubo da carga milionária.

É preciso ficar atento para não se perder. Mas não é esse o principal problema de O Conselheiro do Crime. Lindamente fotografado por Dariusz Wolski (da franquia Piratas do Caribe), o filme tem personagens bem concebidos, de moral invariavelmente dúbia, porém, de empatia praticamente nula.

De novo, McCarthy está falando sobre a perda do controle a partir da ganância, o que, no entanto, só funciona com o envolvimento do espectador – a citação a Breaking Bad no início deste texto não foi ocasional.

Também não é à toa que as duas melhores sequências tenham a ver com sexo (a bela cena de abertura, quase toda rodada sob lençóis brancos) e violência (o assassinato do motoqueiro na estrada em meio ao deserto). Ridley Scott conseguiu fazer um filme sexy e sanguinário. Mas que oferece pouco além disso.

O Conselheiro do Crime
(The Counselor)
De Ridley Scott. Com Michael Fassbender, Brad Pitt, Javier Bardem, Cameron Diaz, Penélope Cruz, John Leguizamo, Rosie Perez e Bruno Ganz.
Ação/Suspense, EUA, 2013. Duração: 118 minutos. Classificação: 16 anos.
Estreia nesta sexta no Cinespaço Wallig, no Espaço Itaú, no Guion Center, no Cinemark BarraShopping, no Cinemark Ipiranga, no GNC Praia de Belas, no GNC Moinhos, no GNC Iguatemi e no Cineflix Total.
Cotação: 2 estrelas (de 5).

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.