Itapema FM | 20/10/2013 19h02min
Pelos próximos oito anos, o futuro de 51 crianças e adolescentes é quase certo. No fim da tarde deste domingo, o nome deles apareceu na lista de aprovados para integrar a primeira série da Escola Bolshoi em 2014, em Joinville. Entre os escolhidos, 12 são joinvilenses.
No processo de seleção deste fim de semana, 594 crianças passaram pela etapa médico-fisioterápica — onde foram analisadas postura, estrutura e habilidades físicas e motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea, força, musculatura e articulações — e 233 chegaram à fase de avaliação artístico-musical e cognitiva — quando habilidades técnicas, musicalidade, projeção cênica e desempenho intelectual foram levados em conta.
Antes disso, participaram da pré-indicação — que ocorreu em Belém/PA, Mineiros/GO, Teresina/PI, Camaçari/BA, Valença/BA, Nova Iguaçu/RJ, Rezende/RJ, Campo Grande/MS, Assunção/Paraguai, e nas cidades catarinenses Navegantes, Lages e Joinville — 4.069 crianças entre nove e 12 anos. A concorrência era grande: 53 candidatos por vaga.
Marina Vilela de Souza, 9 anos, de Mineiros/GO, está na 3ª série do ensino fundamental e foi uma das aprovadas para o curso básico em dança clássica. Ela pratica balé há três anos e começou jazz em 2013. Sua irmã de 13 anos, Sofia, já participou da seletiva para o Bolshoi e é a grande incentivadora de Marina.
— A partir daqui, consigo entrar nas melhores escolas de balé do mundo.
Brenda Vilela e Ivan Barbosa, pais das garotas, percorreram 1.400 quilômetros até Joinville com as filhas para acompanhar a seletiva. Como a caçula foi aprovada, todos vão se mudar pra cidade.
— Ela foi a única pré-indicada em Mineiros. Já é uma vitoriosa por chegar até aqui — disse a mãe antes mesmo de saber o resultado.
Felipe Souza Prado Guimarães da Silva, 10 anos, de São Gonçalo/RJ, está na 4ª série do ensino fundamental e também foi aprovado para o curso básico de dança clássica. Ele pratica sapateado, jazz e afro desde os 5 anos. Em 2013, começou a fazer aulas de balé no Centro de Arte Nós da Dança, no Rio de Janeiro. A mãe do menino viu no Facebook que as inscrições para o Bolshoi estavam abertas e o incentivou a participar. Os dois também devem mudar para Joinville.
A coordenadora pedagógica do Bolshoi, Mariléia Cani, explica que as etapas realizadas até então foram somativas e determinantes para o resultado ao fim do processo.
— Na parte musical, avaliamos se os concorrentes têm ouvido, conseguem acompanhar o ritmo das canções. Na cognitiva, testamos memória, atenção, linguagem, raciocínio e criatividade, pois é muito importante que eles consigam acompanhar o ensino regular paralelamente às aulas de balé e se saiam bem, também, nas disciplinas teóricas de dança. Mas essas fases não eram eliminatórias, apenas a etapa artística que sim.
A matrícula para os novos alunos da Escola do Teatro Bolshoi acontece de 1 a 30 de novembro de 2013. Os documentos necessários para a matrícula serão informados via site da Escola Bolshoi.
Outras informações podem ser conseguidas na secretaria escolar pelo telefone (47) 3422-4070, ramal 205. As aulas iniciam no dia 10 de fevereiro de 2014.
Confira aqui a lista completa de aprovados.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.