Itapema FM | 18/10/2013 21h29min
Alles gut, ja? Está preparado para a grande festa alemã de Joinville? Pelo menos 3 mil pessoas estão! Elas estão divididas em 132 grupos que farão a festa na Via Gastronômica, neste sábado.
A 5ª edição do Stammtisch, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria neste ano com a Fundação Turística da cidade, pretende reunir amizade, boa comida, chopp e muita música alemã. O encontro de amigos faz parte da programação da 75ª Festa das Flores, que ocorre em novembro.
Na casa do aposentado Mário Alpheis, 76 anos, a preparação para o Stammtisch já começou na quinta-feira. Da horta caseira da família, sua mulher, dona Clara Alpheis, 67, colheu o louro, cebolinha e a cebola, acrescentou gengibre e bacon, para temperar 11,5 quilos de pernil. A carne foi ao fogo na sexta, para chegar prontinha no Stammtisch.
A iguaria vai encher a barriga dos amigos do Recanto dos Pássaros, um dos grupos mais tradicionais de Joinville. São 17 amigos que se encontram duas vezes por semana para celebrar e brindar a amizade com chopp. Eles ainda participam de todos os Stammtisch que podem: vão para São Bento do Sul, Jaraguá, Guaramirim, Massaranduba, e desde o início participam do encontro em Pirabeiraba — um de seus preferidos.
— O Stammtisch em Joinville estava meio esquecido. As últimas edições tem sido muito boas — disse o aposentado Arnaldo Krüger, um dos integrantes do grupo.
Além do chopp — serão 100 litros — a cachaça caseira também não pode faltar. Feitos com butiá do jardim de seu Mario, a garrafa é enorme e servirá de aperitivo aos companheiros que passarem na barraca do grupo. A banda Os Veteranos, aqui de Joinville, também garantiu a presença especial.
Além do Recanto dos Pássaros, a Via Gastronômica receberá mais de 100 barracas. Somente de integrantes de grupos inscritos, serão cerca de 3 mil pessoas. Ano passado, mais de 30 mil passaram pela festa. O mesmo número de visitantes é esperado para este ano. Para se ter uma ideia, contou o coordenador das Câmaras Setoriais da CDL de Joinville, Marcos Jaroczinski, outros 108 grupos pretendiam participar do evento, mas não se inscreveram a tempo.
Neste ano, cada grupo precisará contar com um motorista da equipe. A medida é para evitar acidentes. E as regras são claras: música, só alemã. Não serão permitidas estilos como rock, samba, pagode. Também estão proibidos utensílios de vidro, somente de plástico. E todo o lixo dos grupos precisa ser recolhido.
A Festa começará às 10 horas, mas a via será fechada cedo, por volta de 6 horas deste sábado, para as equipes darem início a montagem das barracas. A festa acaba às 17 horas. O ponto da rua Visconde de Taunay que será fechado é entre a esquina com a Henrique Meyer até a esquina com a Duque de Caxias.
10 dicas para curtir a Stamm
1) Fique sabendo: a lei que proíbe beber em locais públicos ainda está em discussão na Câmara de Vereadores e não foi aprovada. A festa pode acontecer sem problemas na Via Gastronômica e tem apoio da Fundação Turística de Joinville.
2) Respeite os donos das barracas. A CDL abre um período de inscrições para os interessados em participar da Stammtisch. Neste ano, serão 132 grupos. Os festeiros não precisam distribuir chopps para os folgados de plantão.
3) A estes folgados, nada de se encostar em uma barraca e pegar aquele copo de chopp escondido. A festa é dos amigos. Espere ser convidado ou espere alguém oferecer a gelada.
4) Respeito é bom e todos gostam. Se exagerou na dose, cuide para não faltar com respeito às pessoas. Agarrar alguém a força, assediar uma mulher ou um homem, agressão física e verbal, são crimes. A Polícia Militar estará presente para autuar estas pessoas e inclusive levá-las para a delegacia. A CDL também contratou vigilância privada. Serão mais 60 homens.
5) Vandalismo também é crime. Depredação de espaço público e do bem alheio pode te levar para delegacia ou até para a cadeia. Em caso de furtos e roubos de objetos ou até de veículos, procure imediatamente a PM (190) e registre o boletim de ocorrência na delegacia.
6) Esta dica vai principalmente aos homens: xixi é no banheiro. Serão instalados 60 banheiros químicos pela Via Gastronômica - 20 a mais do que o ano passado — e os restaurantes do local também estarão abertos.
7) Ciúmes e violência? Não combinam com encontro dos amigos. A Stammtisch é uma oportunidade de encontrar e conhecer pessoas e o clima é de alto-astral. Gente ciumenta e agressiva precisa ter cautela, paciência ou ficar em casa mesmo. Se alguém passar dos limites e o ciúmes ficar descontrolável, o melhor é deixar o local. Em casos mais graves, como os citados acima e envolvendo assédio, chame a polícia antes de perder a cabeça.
8) Aos donos das barracas: a festa acaba às 17 horas e até às 18 horas todas as estruturas precisam estar obrigatoriamente desmontadas. A rua Visconde de Taunay precisa estar liberada até, no máximo, 19 horas. Quem não cumprir a norma não conseguirá participar da Stamm do próximo ano.
9) Lixo é no lixo. A Engepasa Ambiental espalhará diversas lixeiras pela via. Os grupos também terão a obrigação de recolher o seu lixo em sacos. No final da festa, os garis farão a varrição da rua e os bombeiros jogarão água no asfalto para a limpeza. Não custa nada ainda separar copos e pratos de plásticos para reciclagem.
10) E a dica mais importante: beber e dirigir? Nem pensar. Vá a pé, de ônibus, de carona solidária (alguém vai ter que evitar o caneco) ou de táxi. Pesquise antes o número de telefone e deixe na agenda de seu celular ou na carteira. No Centro, os pontos de táxi mais pertos ficam no Shopping Mueller, na rua Pedro Lobo, na Travessa Dr. Norberto Bachmann, 9 de março, Senador Felipe Schmidt, no Terminal Urbano, 15 de novembro, Abdon Batista e na rua Desembargador Nelson Nunes Guimarães, no Atiradores.
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.