Notícias

Itapema FM  | 18/10/2013 07h02min

Temporada Impar traz teatro e dança a Joinville neste fim de semana

Sexta, há apresentação do espetáculo de dança Lavandula. Sábado e domingo é a vez da peça teatral Vontade de Ser Mulher

Tuane Roldão  |  tuane.roldao@an.com.br

O Galpão de Teatro da Ajote, habituado a abrigar apresentações de arte cênica, recebe hoje à noite o espetáculo de dança Lavandula _ coreografado por Kênia Genaro, do Balé Cidade de São Paulo, e com direção de Amarildo Cassiano, da AMA Cia. de Dança.

Este é o primeiro evento da Temporada Impar, organizada pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento. Sábado e domingo, a Cia. Joinvilense de Teatro, dirigida por Robson Benta e com dramaturgia de Jura Arruda, sobe ao palco com a peça Vontade de Ser Mulher.

Nos próximos anos, a experiência de organizar uma agenda de espetáculos em conjunto deve ser repetida, conforme Iraci Seefeldt, presidente do Impar.

— Entendemos que uma temporada conjunta pode nos ajudar a viabilizar questões de produção e potencializar a divulgação — diz.

A proposta do instituto é, justamente, aproximar o trabalho artístico desenvolvido pelas duas companhias. Nesse sentido, o Impar já organizou o filme-arte Uma Escada para João, da Cia. Joinvilense de Teatro, com participação de Amarildo, e o vídeo Amarras, da AMA Cia. de Dança, com participação de Robson.

As atrações deste fim de semana já são conhecidas e aclamadas pelo público joinvilense. Pra quem ainda não viu, esta é a oportunidade. E, pra quem já viu, não custa prestigiar novamente as produções locais.

— Em Lavandula, teremos em cena alguns bailarinos que já estão com a AMA há algum tempo, como a Érika Rosendo e o Dewley Rodrigues, mas também a estreia de novos integrantes do elenco. No caso da Cia. Joinvilense, após as apresentações, faremos um conversa com a plateia visando coletar depoimentos e opiniões para a produção de um segundo trabalho, sobre o tema mulheres, que a companhia quer estrear no próximo ano — adianta Iraci.

Lavandula

Nesta coreografia, os estágios da dança são marcados pela luz, através do ritmo de uma fonte de água que flui em cima do palco. Do branco, o espetáculo passa ao violeta, vermelho e azul para retornar ao branco. Assim, a partir do aroma dos campos de lavanda, os os bailarinos-intérpretes criam cenas que aprofundam e enfatizam seus medos, desejos e paixões, enquanto experimentam a dignidade, a consciência, o equilíbrio, o amor, o mistério, a transformação e a paz.

O QUÊ: espetáculo Lavandula, da AMA Cia. de Dança.
QUANDO: 18 de outubro, sexta-feira, às 20 horas.
ONDE: Galpão de Teatro da Ajote (rua 15 de Novembro, 1.445, Centro).
QUANTO: R$ 20, com 50% de desconto para estudantes, idosos e associados da Anacã Joinville e da Ajote. À venda pelo www.ticketcenter.com.br ou na loja Jurerê Beach Fitness (rua Lages, 480). Venda no local a partir das 19h, no dia da apresentação.

Vontade de Ser Mulher

O processo de criação da peça começou em 2011, a partir de laboratórios que o diretor Robson Benta realizou com atrizes que participavam da Cia. Joinvilense de Teatro para montar um espetáculo voltado para o público feminino.

No ano seguinte, com a saída de algumas atrizes e entrada de outras, o grupo passou a escrever cartas pedindo dicas para solucionar problemas. Esses textos se tornaram parte da peça e são o fio condutor de toda a montagem.

Na trama, a personagem Loloca tem um programa de rádio em um estúdio improvisado no próprio quarto. Lá, do seu mundo, ela entra no universo das ouvintes ao ler as cartas que enviam e dar sinceros conselhos. A intérprete de Loloca, Isabela Machado Freitas, conta que há novidades nas próximas apresentações:

— O cenário é simples, foi pensado para que a peça pudesse ser levada a qualquer lugar, de qualquer tamanho. Já o figurino será mudado para esta temporada. Surpresa ainda!

A ideia do espetáculo – aprovado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) 2012 – é mostrar sentimentos e crises naturais da vida da mulher contemporânea, discutindo temas como autonomia, liberdade e igualdade de papeis.

— Em relacionamentos de mãe e filha, homem e mulher, o excesso de responsabilidades e como, apesar de tantos dilemas, como somos fortes pra dar a volta por cima - explica Isabela.

O QUÊ: peça Vontade de Ser Mulher, da Cia. Joinvilense de Teatro.
QUANDO: 19 e 20 de outubro, sábado e domingo, às 20 horas.
ONDE: Galpão de Teatro da Ajote (rua 15 de Novembro, 1.445, Centro).
QUANTO: R$ 20, com 50% de desconto para estudantes, idosos e associados da Anacã Joinville e da Ajote. À venda pelo www.ticketcenter.com.br ou na loja Jurerê Beach Fitness (rua Lages, 480). Venda no local a partir das 19h, no dia da apresentação.

A NOTÍCIA
Chico Maurente / Divulgação

Lavandula tem coreografia de Kênia Genaro, do Balé Cidade de São Paulo, e direção de Amarildo Cassiano, da AMA Cia. de Dança
Foto:  Chico Maurente  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.