Notícias

Itapema FM  | 18/10/2013 07h31min

Clube de Cinema do Bom Jesus/Ielusc exibe gratuitamente obras recentes e aclamadas pela crítica

Neste sábado, a mostra terá as produções joinvilenses Ditadura Reservada e As Influências do Maestro Tibor Reisner

Tuane Roldão  |  tuane.roldao@an.com.br

Cinema. De graça. Em Joinville. Falando assim, há quem não acredite, mas o projeto existe, sim. E funciona muito bem, obrigada. O Clube de Cinema (CdC) nasceu em 2007 com a idealização de alunos e professores de Comunicação Social da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc.

No ano seguinte, foi coordenado por outro grupo de estudantes. Em 2010, ficou sob o comando do Diretório Acadêmico Cruz e Souza (Dacs) e teve sua última sessão em outubro daquele ano. Mas, o que poderia ser apenas história voltou com tudo em agosto de 2013, quando o CdC foi reativado.

Na nova configuração do clube, dez membros realizam o levantamento de filmes recentes e bem aclamados pela crítica que não façam parte do circuito comercial _ ou seja, aqueles que não são exibidos nos cinemas pagos de Joinville.

Através do Facebook, o grupo convida a população para o evento e abre uma enquete para que o público opte entre duas obras. Quinzenalmente, aos sábados à noite, o filme mais votado é exibido no anfiteatro da faculdade, precedido por um curta-metragem.

— A preparação é um processo longo. Com a definição do filme, vamos atrás da captação. Nessa fase, o mais complicado é a localização de legendas que tenham sincronia. O próximo passo é a busca de imagens e referências para elaborar os cartazes e fazer a divulgação. Nós queremos, inclusive, ampliar a difusão do clube, porque, atualmente, ele está quase que restrito à comunidade acadêmica — explica o coordenador do CdC, Jefferson Michels, estudante de Publicidade e Propaganda.

Neste sábado, dia 19, a mostra terá produções joinvilenses. Primeiro, o curta As Influências do Maestro Tibor Reisner (2013), produzido por Fabrícia Piva, conta a história do ex-regente da extinta Orquestra Filarmônica Harmonia-Lyra e ex-diretor da Escola de Música Villa-Lobos. Em seguida, o documentário Ditadura Reservada (2011), de Fabrício Porto, narra episódios das vidas de pessoas que moravam na cidade durante o regime militar.

Além de Fabrício, o historiador Maikon Duarte participa de um bate-papo ao final da exibição. Como é de praxe no Clube de Cinema, as sessões encerram com animados debates que propõem uma reflexão sobre a sétima arte e as temáticas apresentadas nas obras escolhidas. Jefferson define o CdC como um espaço onde todos podem expor suas ideias e emoções sobre o filme e, com essa troca, aprender.

— As pessoas sempre comentam que em Joinville não há nada pra fazer e isso me revolta muito. O problema é que poucos conhecem ou não dão valor porque é daqui. Eu espero que o clube entre na agenda das pessoas; quero que ele se torne o evento de sábado à noite — afirma o estudante.

O QUÊ: exibição do curta As Influências do Maestro Tibor Reisner e do documentário Ditadura Reservada.
QUANDO: 19 de outubro, sábado, às 19 horas.
ONDE: Clube de Cinema do Bom Jesus/Ielusc (rua Princesa Izabel, 438, Centro).
QUANTO: entrada gratuita.

A NOTÍCIA
Divulgação / Divulgação

Cena do documentário Ditadura Reservada, de Fabrício Porto. Na imagem, o entrevistado Celso Martins
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.