Notícias

Itapema FM  | 17/10/2013 17h01min

Suspense "Os Suspeitos" estreia nos cinemas neste fim de semana

Longa é do mesmo diretor do cultuado "Incêndios", de 2010

Roger Lerina  |  roger.lerina@zerohora.com.br

Indicado ao Oscar de filme estrangeiro pelo impressionante Incêndios (2010), o diretor canadense Denis Villeneuve estreia no cinema norte-americano em um dos gêneros mais cultivados em Hollywood: o suspense policial.

Mesmo não conseguindo repetir a excelência de seu longa anterior, o realizador imprime uma marca autoral em Os Suspeitos (2013), explorando as boas atuações de seu elenco estelar.

No thriller que entra em cartaz nesta sexta, o tranquilo cotidiano de duas famílias de classe média amigas sofre um cataclismo quando suas caçulas somem em uma tarde chuvosa. Angustiados, os pais acham que as garotinhas foram sequestradas por alguém que estava em um trailer estacionado na vizinhança. Logo a investigação policial comandada pelo diligente detetive Loki (Jake Gyllenhaal) chega até o motorista do veículo e principal suspeito: um rapaz com problemas mentais e emocionais. Como as meninas não são encontradas e não há qualquer prova contra Alex (Paul Dano), a polícia acaba soltando o jovem – para revolta especialmente de um dos pais, o irascível Keller (Hugh Jackman, em atuação excepcional).

Enquanto seguem as buscas pelo paradeiro das crianças, Loki tenta juntar as peças do quebra-cabeças do caso, e Keller decide fazer justiça com as próprias mãos, sequestrando Alex e submetendo-o a violentos interrogatórios – acompanhado pelo pai da outra menina desaparecida, Franklin (Terrence Howard). Cada um a seu modo, os obstinados Loki e Keller tentam chegar à verdade em meio a um labirinto de pistas duvidosas, mistérios do passado e segredos familiares.

Os Suspeitos filia-se à tradição do thriller piscológico de O Silêncio dos Inocentes (1991) e de filmes do diretor David Fincher como Seven: Os Sete Pecados Capitais (1995) e Clube da Luta (1999), que vasculham os porões obscuros da alma em busca das raízes do desajuste e da violência dos personagens. Mas é a outro título de Fincher que a obra de Villeneuve mais remete: como em Zodíaco (2007), também estrelado por Gyllenhaal, o mais interessante em Os Suspeitos é mostrar como a obsessão monotemática dos protagonistas chega a sobrepor-se à própria resolução do enigma – denunciando uma fratura de personalidade que aproxima perturbadoramente os homens de bem dos psicopatas.

No entanto, diferentemente do inconclusivo filme inspirado na história real de um assassino em série de San Francisco, Os Suspeitos opta no decorrer de suas mais de duas horas e meia de duração por preencher as lacunas da trama – diluindo a perturbadora ambiguidade dos personagens e dos eventos para acomodar a produção no molde do drama criminal convencional. Além das ótimas atuações, merecem destaque também a fotografia do mestre Roger Deakins e a trilha sonora do compositor islandês Jóhann Jóhannsson.

Os Suspeitos (Prisoners)
De Denis Villeneuve.
Com Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Paul Dano e Terrence Howard.
Drama policial, EUA, 2013. Duração: 153 minutos. Classificação: 14 anos.
Em cartaz no circuito a partir de sexta.
Cotação: 3 estrelas (de 5)

SEGUNDO CADERNO
paris filmes / Divulgação

Hugh Jackman confronta Paul Danno
Foto:  paris filmes  /  Divulgação


Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.