Notícias

Itapema FM  | 11/10/2013 10h01min

No Dia das Crianças, tem apresentação do espetáculo infantil 'Cantando com a Fada Sol' em Joinville

Com muita música e fantasia, a peça foi pensada especialmente para os pequenos que estão na fase da educação infantil, de zero a sete anos

Tuane Roldão  |  tuane.roldao@an.com.br

No mundo encantado de um quarto infantil, o cachorro Gaspar, a gatinha Floripedes e a boneca da menina Lucia ganham vida. O brinquedo se transforma na fada Sol e ajuda a garotinha e seu irmão, Maneco, a pensar em um presente de aniversário para a mãe deles.

A união dessas alegres criaturas gera um musical muito lúdico e criativo e, no Dia das Crianças, a garotada poderá curtir as aventuras dessa turma em apresentação no Galpão do Teatro da Ajote, às 17 horas.

O espetáculo Cantando com a Fada Sol, da Cia. Studio em Cena, foi pensado especialmente para os pequenos que estão na fase da educação infantil, de zero a sete anos. Escrita em 2009, a peça é resultado da criação coletiva do grupo teatral e foi uma ideia da atriz e diretora Fernanda Moreira, que se inspirou na sua filha Laura – na época com dois anos – para elaborar o enredo.

A mamãe sentia falta de histórias para a faixa etária da garotinha e, por cursar pedagogia, percebeu que a música poderia ser um canal assertivo para atingir esse público. Confira a entrevista que Fernanda deu para o Anexo sobre o espetáculo.

Anexo — Por quanto tempo ensaiaram? Como foi a preparação?

Fernanda Moreira — Para a primeira apresentação em si, foram dois meses de ensaios, pois uma escola de educação infantil queria contratar o espetáculo. Nessa primeira versão, fizemos umas cinco apresentações. Depois disso, fomos adaptando o espetáculo, então posso dizer que estamos há cinco anos nos preparando, porque sempre mudamos alguma coisa. O cenário e o figurino atual têm dois anos e sempre encantam a plateia. Nos preparamos com aulas de canto e voz, além de uma pesquisa corporal para cada personagem. Tivemos bastante contato com crianças e professores de educação infantil que nos deram dicas.

Anexo — Quais os principais desafios e dificuldades que encontraram?

Fernanda — Acho que, no começo, como éramos uma companhia recém-formada, o mais difícil era ganhar credibilidade com a peça e identidade de grupo. Mas, depois, isso foi fluindo, e eu amo tanto trabalhar com crianças que isso foi rapidamente revertido. Estamos sempre sendo indicados pela própria plateia, pelas escolas que abrem as portas para divulgarmos nosso trabalho e nos contratam para apresentações fechadas.

Anexo — Como é a sua personagem?

Fernanda — Encantadora! Sou o imaginário das crianças, porque elas estão no auge dos contos de fadas, de personagens de fadas nessa faixa etária. A Sol tem características das fadas – com encantamentos, suas asas –, mas também tentei humanizá-la, deixando-a meio atrapalhada e espoleta. Ela é engraçada e ativa. As crianças, ao final das apresentações, costumam chegar perto para passar a mão na asa, me beijam, me entregam desenhos... É uma delícia! Sei de muitas crianças que se vestem de fada em casa e falam que são a Sol.

Anexo — Quais as suas expectativas em relação à peça?

Fernanda — Terá um ar de despedida. Provavelmente, esta será umas das últimas apresentações dessa versão. Já choramos nos ensaios e tenho certeza de que ficarei muito emocionada interpretando. Tenho muito prazer em fazer o espetáculo e o elenco já interage há cinco anos, mas dois atores estão indo embora da cidade, então resolvi encerrar o espetáculo. Temos um entrosamento muito grande, por isso seria muito difícil substituí-los. Ano que vem, no entanto, volto como fada Sol – só que no mundo dela e não em um quarto de crianças.

Anexo — O que o público de Joinville pode esperar do espetáculo?

Fernanda — Muita alegria e música! Cantamos o tempo todo e eles também, pois reconhecem as canções. E não só as crianças: cantam os pais e os avós, pois são antigas cantigas populares. Como gostamos de fazer o espetáculo, passamos isso para a plateia também. Acho que, para trabalhar com crianças, temos que gostar de verdade e saber lidar com elas.

INTEGRANTES
Fernanda Moreira: direção artística e Fada Sol
Juliana Pamplona: direção musical e Fada Maestrina
Paola Soares: Lucia
Paulo Zago: Maneco
Alexandre Veiga: cachorro Gaspar
Priscila Schffeinbein: gata Floripedes
Rodrigo Vargas: sapo
Daniela D'Avila: técnica
Luciano Cavichiolli: produção

O QUÊ: peça infantil Cantando com a Fada Sol
QUANDO: 12 de outubro, sábado, às 17 horas
ONDE: Galpão de Teatro da Ajote, na Cidadela Cultural Antarctica (rua XV de Novembro, 1.383, América).
QUANTO: R$ 20. Com 50% de desconto (meia-entrada) válida para estudantes, idosos e deficientes físicos, mediante a apresentação de documento previsto por lei. À venda na loja Jurerê Beach & Fitness (rua Lages, 480, loja 7) e pelo site www.ticketcenter.com.br.

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.