Notícias

Itapema FM  | 25/09/2013 22h15min

Behance se destaca como rede social dos criativos

Site reúne profissionais de projetos visuais, como imagens e publicidade

Marlise Brenol  |  marlise.brenol@zerohora.com.br

Uma mídia social chamada Behance ganhou maior visibilidade no último ano. Assim como o Linkedin, o site se propõe a abrir espaço para profissionais divulgarem seus trabalhos e criarem redes de relacionamento profissional. A diferença é que o espaço foi desenvolvido para apresentação de projetos visuais como vídeos, fotografias, peças publicitárias. E em vez de o profissional destacar empresas nas quais trabalhou, constrói o perfil com as suas criações.

O site existe desde 2006 e começou como projeto experimental de uma startup com sede em Nova York, liderada pelos designers Scott Belsky e Matias Corea. Motivados a criar um ambiente onde os artistas pudessem expor seus projetos e ver ideias acontecerem, a dupla desenvolveu o site para livrar os criativos de burocracias.

A proposta é manter o foco e o tempo dos artistas na criação e não na apresentação ou divulgação do trabalho. Hoje o site possui quase 4 milhões de projetos publicados em 172 países.

A rede social não tem um levantamento de perfis por países, mas contabiliza 1,6 milhões de membros e o Brasil ocupa a quinta posição em número de associados por país. Um dos limitadores para os usuários brasileiros é o idioma. Hospedado exclusivamente nos Estados Unidos, a interface de navegação é toda em inglês. A criação e atualização de uma página pode ser feita de maneira simples e intuitiva. Os usuários carregam imagens, textos, gravações de áudios, vídeos ou projetos multimídias de qualquer área de criação como publicidade, fotografia, design gráfico, ilustração e moda. As páginas pessoais são sincronizadas instantaneamente com Facebook e Twitter, e aparecem no perfil da pessoa no Linkedin. Também é possível seguir outros perfis e notificar seus seguidores cada vez que um trabalho novo é publicado. 

— É como visitar uma exposição online. Com a diferença que você pode começar a seguir um artista que te impressionou e acompanhá-lo em todas as suas produções futuras e até se comunicar com ele — afirma Paulo Franqueira, consultor de Soluções da Adobe Brasil


No final do ano passado, a Behance foi comprada pela Adobe e conectada ao Creative Cloud, um sistema online de acesso a ferramentas de edição de imagem e desenvolvimento de produtos digitais. O acesso ao Behance é gratuito, mas se o usuário quiser desenvolver um site próprio a partir do Behance, há a possibilidade de assinar um serviço online que oferece a montagem de um site a partir de modelos existentes.  

Site para ver e ser visto
O site é organizado em atividades, busca, portfólio e empregos. Segundo Franqueira, empresas de publicidade e tecnologia buscam profissionais no Behance. Na parte de empregos há espaço para os profissionais se apresentarem e as empresas postarem vagas e oportunidades abertas. Boa parte das postagens nos Estados Unidos são de grandes companhias como Apple, Nike, Adobe e Google, que já usam a plataforma para encontrar profissionais de criação. Outra forma de encontrar novos talentos é através de diversos tipos de filtros de busca, que pode ser feita por localização geográfica.  

Behance em fatos e números
Projetos publicados: + 3.900.236
Projetos com mais de 100 visualizações: + 1.109.269
Países participantes da rede: 172
Países que mais acessaram na última semana
1. Estados Unidos
2. Inglaterra
3. Rússia
4. Brasil
5. Polônia
6. Espanha
7. Itália
8. Alemanha
9. Canadá
10. França

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.