Notícias

Itapema FM  | 10/09/2013 22h04min

Especialistas têm dúvidas se o iPhone popular deslancha no Brasil

Apple lança modelo que deve chegar ao país em dezembro custando de R$ 500 a R$ 1.250

Erik Farina  |  erik.farina@zerohora.com.br

Em busca de espaço nos mercados emergentes – onde são vendidos sete em cada 10 novos smartphones –, a Apple apresentou nesta terça-feira o iPhone 5c, seu primeiro celular de baixo custo. Com preço mínimo de US$ 99 nos Estados Unidos, aparelho deve chegar ao Brasil custando de R$ 500 a R$ 1.250, dentro de pacotes oferecidos por operadoras.

O novo iPhone terá corpo de policarbonato reforçado e virá em cinco cores: verde, branco, azul, rosa e amarelo. Terá o mesmo chip do iPhone 5, câmera de oito megapixels e rede de internet móvel 4G. O lançamento em nove países ocorre dia 20 setembro, mas no Brasil a novidade desembarca só em dezembro. A tendência é que o modelo substitua os dispositivos mais antigos da marca no varejo, que hoje são alternativa aos lançamentos.

Em infográfico, confira a evolução do iPhone

Apesar do preço mais baixo, especialistas têm dúvidas quanto ao potencial do iPhone 5c em colocar a Apple como protagonista em mercados emergentes como o Brasil, dominados por modelos mais simples de Samsung e LG. O valor cheio do gadget no país – geralmente cobrado pelas operadoras nos planos pré-pagos –, contudo, deve ficar superior ao de concorrentes, estima Leonardo Munin, analista de mercado da consultoria de tecnologia IDC:

– Há smartphones no Brasil a partir de R$ 450 em planos pré-pagos. Como o mercado de entrada (consumidores fazendo sua primeira compra) é extremamente sensível a preço, não vejo a Apple ampliando muito as vendas aqui.

O impacto do dispositivo mais barato sobre a marca Apple – associada a produtos premium e dedicados a um universo mais restrito de consumidores – é outra incógnita, observa Ivair Rodrigues, diretor de pesquisa da IT Data Consulting. Os applemaníacos poderão torcer o nariz vendo o logotipo da maçã nas mãos de uma quantidade crescente de consumidores.

– Pode ser um tiro no pé para uma empresa que conquistou um público que prefere a exclusividade, ou uma bela oportunidade para a Apple ampliar o universo de consumidores com produtos de qualidade – afirma Rodrigues.

A gigante californiana também apresentou o iPhone 5S, que substituirá o iPhone 5, lançado no ano passado. A novidade virá em três cores, preto, dourado e prateado. A principal novidade está no acesso à tela inicial por um leitor biométrico. Também foi anunciada a redução de R$ 2.399 para R$ 2.299 no valor na versão básica do iPhone 5 na loja online da Apple no Brasil.

ZERO HORA
GLENN CHAPMAN / AFP

Apple apresentou o iPhone 5c, primeiro celular de baixo custo da companhia
Foto:  GLENN CHAPMAN  /  AFP


Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.