Notícias

Itapema FM  | 06/09/2013 07h01min

Cia. de Teatro Mungunzá, de São Paulo, se apresenta nesta sexta em Joinville

História familiar é encenada, nesta sexta, no PALCO GIRATÓRIO. Luís Antônio – Gabriela conta a trajetória do irmão do diretor Nelson Baskerville

Um pedido de desculpas. Foi dessa vontade que surgiu a peça Luís Antônio – Gabriela, da Cia. Mungunzá de Teatro, de São Paulo. Em 2010, enquanto procuravam por um novo texto para encenar, o diretor do grupo, Nelson Baskerville, contou aos atores a história de seu irmão do meio, Luís Antônio. Após o relato de Baskerville, todos perceberam que tinham um bom enredo para dar vida.

Rejeitado pelo pai, que não aceitava sua homossexualidade, chegou a molestar o próprio irmão caçula, Nelson (o diretor da peça), e, ao 30 anos, foi morar na Espanha, onde adotou o nome de Gabriela e virou travesti. De fato, mesmo explicando em poucas linhas, nota-se que a vida de Luís Antônio — ou Gabriela — renderia mesmo uma novela... ou melhor, uma peça. Com a boa sinopse na mão, o grupo saiu em busca de mais informações sobre a personagem para compor o roteiro.

— Todas as falas vieram de depoimentos colhidos e de cartas ou diários que a personagem escreveu —  conta o ator Marcos Felipe, que interpreta Gabriela.

Durante um ano, o grupo entrevistou familiares e pessoas que conviveram com o travesti e foram atrás de documentos como diários e cartas que Luís Antônio escreveu. A cada material coletado, cenas novas eram montadas. Entre pesquisas e montagem do texto, levou-se um ano até o espetáculo ficar pronto e estrear. O período de ensaio foi intenso, o grupo se reunia seis vezes por semana. Mas o diretor não participava de todos.

—  Baskerville soube criar uma distância da história. Quando as cenas estavam prontas, mostrávamos para ele, que costurou o trabalho final. Ele interferia apenas no que achava realmente necessário — explica.

De acordo com o ator, é difícil classificar a peça em um único gênero, pois o texto traz cenas de humor e de drama. Os atores também cantam durante o espetáculo e a trilha sonora é executada ao vivo pelo músico Gustavo Sarzi —  o que dá a peça um toque de musical off-Broadway. Marcos Felipe ressalta ainda que apesar de a personagem central ser um travesti, a peça não toca apenas em assuntos ligados a homossexualidade. O texto trata principalmente sobre as relações humanas e conflitos de famílias. O espetáculo fará a sua 301ª apresentação hoje, em Joinville.

 

 

O QUÊ: Luís Antônio – Gabriela

QUANDO: hoje, às 20 horas.

ONDE: Teatro Juarez Machado (avenida José A. Vieira, 315, Centro).

QUANTO: entrada gratuita. Distribuição de ingressos no local a partir das 19 horas.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA:16 anos.

 

KARINA SÉRGIO GOMES  -  A Notícia
Rodolfo Araújo / Divulgação


Foto:  Rodolfo Araújo  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

04/09/2013 07h03min
'Livres e Iguais' é o destaque do Palco Giratório nesta quarta-feira, em Joinville
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.