Notícias

Itapema FM  | 03/09/2013 07h04min

Exposição com artista italiano abre nesta terça-feira em Joinville

Gianfranco Campana, conhecido como Gibell, apresenta hoje suas obras digitais no foyer do Teatro Juarez Machado

Karina Sérgio Gomes  |  karina.gomes@an.com.br

Um pen drive. Foi nesse dispositivo em que o artista italiano Gianfranco Campana, mais conhecido como Gibell, trouxe as dezesseis obras da exposição A Causa do Caso, que abre hoje no foyer do teatro Juarez Machado, às 19h30. O artista acredita que o computador lhe deu liberdade para trabalhar suas emoções.

_ Na arte digital não tem técnica. O uso do computador me dá maior liberdade de expressão, porque eu só preciso me preocupar com o meu pensamento. Sinto-me mais livre para compor as imagens e, por isso, deixo minha fantasia muito mais solta _ conta.

Gibell se apropria de imagens, as manipula em programas de edição e recria suas pinceladas digitalmente. De acordo com o artista, o mouse, hoje, é o seu pincel, e o computador, sua tela. E mesmo não usando tintas que marquem o papel, suas pinceladas digitais são repletas de gestualidade.

Com a ajuda da tecnologia, Gibell consegue compor quadros em um tempo muito menor do que se tivesse que usar tintas. Outra vantagem é a mobilidade. A mesma exposição que os joinvilenses poderão apreciar a partir de hoje, os italianos também poderão conferir. Essa é a primeira vez que o artista expõe as mesmas obras em dois lugares simultaneamente.

Compondo os trabalhos no computador, tenho mais a facilidade também para transportar. Levo os arquivos em um pen drive, eu coloco o meu quadro em qualquer lugar. Esse é o futuro _ comenta.

Gibell nasceu em Trentino, na Itália, em 1950. Com quase quatro anos de idade, imigrou com os pais para o Brasil, onde permaneceu até 1968. No país, morou em Florianópolis, Blumenal e Joinville, onde participou de sua primeira exposição aos 17 anos. Quando voltou para a Itália, foi estudar medicina na Universidade de Pádua, mas sua vocação para arte falou mais alto. Largou a área médica e foi estudar design em Milão. Neste período, participou de alguns concursos nacionais de pintura, ganhando um 1° prêmio, 2° prêmio e outros méritos em Pádua e Verona.



O quê: A Causa do Caso, de Gibell
Quando: abertura 3 de setembro, às 19h30. Até 26 de setembro, de segunda a sexta, das 9 às 17h e durante eventos realizados no Teatro Juarez Machado.
Onde: espaço expositivo Juarez Machado _ Foyer do teatro Juarez Machado
Quanto: gratuito

A NOTÍCIA
Gibell / Divulgação

Essa é a primeira vez que o artista Gibell expõe as mesmas obras em dois lugares simultaneamente: na Itália e no Brasil
Foto:  Gibell  /  Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

29/08/2013 07h03min
Instituto Schwanke traz ícone da arte conceitual para palestra em Joinville
27/08/2013 09h26min
Exposição de Juarez Machado em Joinville segue até dia 8 de setembro
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.