Notícias

Itapema FM  | 22/08/2013 07h02min

De Malas Prontas abre a programação da Mostra de Teatro de Joinville

CENA 10 dá a largada na programação com espetáculo premiado da Cia. Pé de Vento

Rafaela Mazzaro  |  rafaela.mazaro@an.com.br

O que se escutará no Teatro Juarez Machado a partir das 20 horas de hoje será o som das risadas. Culpa da peça De Malas Prontas, comédia sem falas que dá boas-vindas à programação da Cena — Mostra de Teatro de Joinville.

A Cia. Pé de Vento Teatro, de Florianópolis, vem para comemorar. Este é o décimo ano que o espetáculo está em cartaz, somando 632 apresentações no Brasil, Espanha, Portugal, EUA, Argentina, México, Áustria, Andorra e Colômbia. Até Joinville já esteve no roteiro, em 2009.

O retorno à cidade com Vanderleia Will e Lily Curcio no elenco traz na bagagem mais de dez premiações, incluindo melhor trilha sonora, melhor espetáculo, melhor direção e melhor iluminação. Vanderleia, considerada melhor atriz em três festivais brasileiros, é quem conta os detalhes.

O que faz com que De Malas Prontas seja considerado um sucesso?
Vanderleia Will — O espetáculo por onde voa impressiona por sua inquietude através de uma linguagem universal ,sem utilizar uma única palavra. Critica a irracional violência cotidiana, se fazendo compreensível pela atuação das atrizes que, através de gestos, intenções e recursos circenses, surpreendem a proposta do diretor espanhol Pepe Nuñez. Assistir a este espetáculo não é só um bom divertimento, mas um encontro com umas das mais surpreendentes comédias da cena contemporânea no Brasil. De Malas Prontas é um dos espetáculos mais representativos do universo da comicidade feminina e da linguagem do clown, comédia que respeita a inteligência do público e que tem conquistado ao longo destes dez anos inúmeros prêmios e reconhecimento internacional do público, da crítica e da própria classe teatral.

Fazer humor sem fala é o maior desafio deste trabalho?
Vanderleia — Com certeza. Fazer comédia sem palavras é muito difícil, e harmonizar a ação, a atuação, o trabalho do ator, a sonoplastia, a iluminação, o figurino e direção da proposta para esta comédia física levou nove meses de ensaio. Nuñez deu forma a esse roteiro de fundo clownesco um mimodrama escalonado pela aguda percepção das ações e reações psicológicas, tendo encontrado nas duas atrizes a sensibilidade para exprimir todas as ressonâncias da vivência íntima dos sentimentos, por meio de rigorosas partituras interpretativas. Mesmo sem palavras, a comunicação é total.
 
Como foram as recepções nos diferentes países que a peça percorreu?
Vanderleia — Desde que estreou, em abril de 2003, o espetáculo coleciona prêmios e o reconhecimento de público e crítica. No exterior, a receptividade foi a mesma, pois a linguagem é universal e, sem falas, todo gesto foi completamente compreendido e o resultado principal e o motivo de nossa labuta aconteceu, que é o riso.


O QUÊ: De Malas Prontas, da Cia. Pé de Vento Teatro.
QUANDO: hoje, às 20 horas.
ONDE: Teatro Juarez Machado (av. José Vieira, 315, Centro).
QUANTO: R$ 20. Com 50% de desconto (meia-entrada) válida para estudantes, idosos e deficientes físicos, mediante a apresentação de documento previsto por lei e 50% de desconto para clientes do Cartão Clube do Assinante (titular e acompanhante). À venda  no www.ticketcenter.com.br e Jurerê Beach & Fitness (rua Lages, 480).

Confira a progração completa do Cena 10

 

A NOTÍCIA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.