Notícias

Itapema FM  | 17/08/2013 08h06min

Premiados de Gramado serão conhecidos na noite deste sábado

Saiba quem são os principais concorrentes aos kikitos deste ano

Roger Lerina  |  roger.lerina@zerohora.com.br

A partir das 21h deste sábado, começam a ser revelados os vencedores do 41º Festival de Cinema de Gramado. Em 2013, a competição exibiu em sete dias 16 curtas-metragens nacionais, oito longas brasileiros e seis longas estrangeiros.

A seleção feita por José Wilker, Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho replicou de certa forma o perfil do ano passado, quando o trio assumiu a curadoria do evento: espaço aberto para novos realizadores e filmes autorais na mostra brasileira, pouco lugar para títulos ousados e expressivos da produção latino-americana na seção estrangeira.

>> Veja todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado

Entre os brasileiros, dois longas chamaram a atenção por suas propostas estéticas mais instigantes: Éden e Tatuagem. Terceiro longa-metragem do diretor Bruno Safadi, Éden chega com força na disputa pelos Kikitos de atuação: João Miguel e, especialmente, Leandra Leal podem ser premiados por suas interpretações contundentes. O filme do realizador de Meu Nome É Dindi (2007) e Belair (2009) também tem condições de ganhar prêmios por quesitos técnicos, como a bela fotografia de Lula Carvalho — além dos troféus de melhor filme e direção.

Tatuagem, estreia na direção de longa de ficção do roteirista Hilton Lacerda, parece despontar como favorito ao Kikito de melhor filme. Na pele do mentor intelectual e libertário de uma trupe de teatro que vive de forma comunitária, Irandhir Santos também se credencia ao troféu de ator — seus colegas de elenco Rodrigo García e Jesuíta Barbosa também apresentaram cacife para a distinção. Roteirista de alguns dos melhores filmes brasileiros recentes, como Baixio das Bestas e A Festa da Menina Morta, Lacerda também pode levar os prêmios de melhor direção e roteiro.

Cineastas experientes, Lina Chamie e Domingos Oliveira não empolgaram muito dessa vez — respectivamente com Os Amigos e Primeiro Dia de um Ano Qualquer. O ator Marco Ricca pode ser lembrado na hora da premiação por seu papel em Os Amigos, enquanto Domingos tem chances na categoria roteiro e Maitê Proença como atriz por Primeiro Dia.... Muito apropriadamente, a direção de fotografia de Revelando Sebastião Salgado qualifica Jacques Cheuiche ao Kikito dedicado ao gênero.

Entre os longas estrangeiros, A Oeste do Fim do Mundo e Repare Bem despontam entre os favoritos aos principais prêmios. Coprodução de Brasil e Argentina, A Oeste... pode render para o gaúcho Paulo Nascimento as estatuetas de melhor direção e roteiro — sem esquecer também melhor filme. Os Kikitos para a fotografia de Alexandre Berra e para a excelente interpretação de César Troncoso parecem inquestionáveis — ainda que o ator uruguaio enfrente a concorrência no páreo do argentino Víctor Laplace, por Puerta de Hierro — El Exilio de Perón.

O documentário dirigido pela portuguesa Maria de Medeiros sobre três gerações de mulheres marcadas pela ditadura no Brasil certamente comoveu o júri: Repare Bem tem boas chances de arrebatar os troféus de melhor filme e direção. Correndo por fora, o inventivo longa argentino Venimos de Muy Lejos, que mistura musical, documentário, ficção e making of, também mereceria ser lembrado nesta noite de premiações.

>> Veja todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado

Sábado, no Palácio dos Festivais:
21h - Cerimônia de Premiação, com entrega dos Kikitos aos vencedores

SEGUNDO CADERNO
Divulgação / Divulgação

João Miguel é um dos concorrentes a melhor ator, por "Éden"
Foto:  Divulgação  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.