Notícias

Itapema FM  | 16/08/2013 09h02min

Mostra Especial de Cinema Gaúcho encerra nesta sexta com documentário sobre Bebeto Alves

A produção acompanha a busca do cantor, compositor e violonista pelas raízes de sua música

Roger Lerina  |  roger.lerina@zerohora.com.br

Destaque entre as atividades paralelas do Festival de Gramado deste ano, a Mostra Especial de Cinema Gaúcho está exibindo sete longas-metragens recentes rodados no Estado. As sessões à tarde no Palácio dos Festivais, sempre com entrada franca, começaram na segunda-feira com a projeção de dois filmes sobre grandes criadores gaúchos: Dyonélio, de Jaime Lerner, que mistura documentário e ficção para falar do escritor Dyonélio Machado, e Danúbio, documentário de Henrique de Freitas Lima sobre o artista plástico Danúbio Gonçalves.

A mostra incluiu ainda outro doc a respeito de um célebre autor gaúcho: Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, de Bruno Polidoro e Cacá Nazário, é uma sensível e poética abordagem da vida e da obra de Caio Fernando Abreu. Porto dos Mortos, de Davi de Oliveira Pinheiro, e Cinco Maneiras de Fechar os Olhos, filme coletivo de Abel Roland, Amanda Copstein, Emiliano Cunha, Filipe Matzembacher e Gabriel Motta Ferreira, também foram exibidos.

A programação encerra-se nesta sexta com dois títulos: Simone, de Juan Zapata, e Mais uma Canção, de Rene Goya Filho e Alexandre Derlam. Documentário sobre a trajetória do músico Bebeto Alves, Mais uma Canção é um filme de estrada: a produção acompanha a busca do cantor, compositor e violonista pelas raízes de sua música em vários lugares do mundo. Em viagem pela Península Ibérica — na região da Andaluzia, em Portugal e pelo Norte da África —, o artista entrou em contato com as raízes da milonga. Rodado ao longo de três anos, o longa conta ainda com locações em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Uruguaiana — terra natal de Bebeto.

Mais uma Canção também traz depoimentos de nomes como André Midani, Zuza Homem de Mello, Antonio Villeroy, Nelson Coelho de Castro, Juarez Fonseca, Carlos Alberto Sion, Vitor Ramil e Humberto Gessinger. A sessão do filme está marcada para as 16h, no Palácio dos Festivais. Logo depois, às 18h, haverá um bate-papo com os diretores no estande do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), em frente ao cinema, além de um pocket show de Bebeto Alves.

>> Veja todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado

Veja a programação desta sexta-feira no Palácio dos Festivais:

10h – Reprise Mostra Competitiva (longas)
14h – Mostra de Cinema Gaúcho: Simone, de Juan Zapata
16h – Mostra de Cinema Gaúcho: Mais uma Canção, de René Goya Filho e Alexandre Derlam
19h – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Acalanto, de Arturo Saboia
         Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Cazando Luciernagas, de Roberto Flores Prieto
21h30 – Homenagem Especial: Entrega do Kikito de Cristal para Othon Bastos
             Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Simulacrum Praecipitti, de Humberto Bassanelli
             Mostra Competitiva Longas Brasileiros: A Coleção Invisível, de Bernard Attal

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.