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Itapema FM  | 15/08/2013 21h01min

Enquanto o varejo tradicional amarga resultados negativos, e-commerce cresce 30% ao ano

Janaina Cavalli  |  janaina.cavalli@diario.com.br

O número de pessoas que compra pela internet no Brasil chegou a 100 milhões em agosto deste ano, segundo o Ibope. Em 2012, o e-commerce brasileiro faturou R$ 22,5 bilhões, 30% a mais que em 2011, de acordo com a consultoria especializada E-bit.

Nada mau para tempos de "pibinho" e consumidores assustados com a inflação. Mas quem quiser fazer parte desse mercado competitivo e em franca expansão precisa estar atento às novas categorias de produtos que farão sucesso na internet e às ferramentas que conferem credibilidade ao negócio.

Há quatro anos, Francesco Cardi é diretor de Desenvolvimento de Negócios na Chaordic, empresa de Florianópolis que cria soluções para lojas online. E para ele, um dos maiores desafios das empresas de e-commerce, hoje, é vencer a massificação das lojas na internet, que vendem sempre os mesmos produtos, principalmente, aparelhos de celular, informática e eletrodomésticos.

— É fácil para qualquer loja colocar os produtos à venda, o difícil é se diferenciar — resumiu o diretor.

No Tiguana, portal de comércio online com sede em Palhoça, o primeiro diferencial é o preço, como garante o gerente de marketing Wellington Anacleto. Ele conta que a loja nasceu na First Group, uma das maiores empresas de comércio exterior do Brasil, que importa 95% dos seus produtos da China. Como as mercadorias partem diretamente da importadora para o site, o Tiguana consegue praticar preços menores que as tradicionais redes concorrentes. Desde outubro de 2011, o faturamento do e-commerce cresceu 400%.

Confira abaixo o passo a passo para abrir uma loja na internet:

Fonte: Guia de e-Commerce APADi / Ilustrações: Agência Twist



Mas para se destacar na multidão, a loja catarinense investiu em credibilidade. Em maio deste ano, o Tiguana fechou parceria com o grupo Gustavo Kuerten. A empresa dos irmãos Guga e Rafael Kuerten comprou 20% de participação na loja, enquanto o portal ganhou a imagem do ex-tenista associada aos seus produtos. De acordo com o gerente de marketing, as vendas do Tiguana subiram 30% depois da entrada de Guga no negócio.

Outra ferramenta usada pela loja online para transmitir credibilidade veio espontaneamente. Em julho, o e-commerce ganhou o selo diamante da consultoria especializada e-bit, que além de informar o mercado com números do setor, ajuda os consumidores a identificarem as melhores empresas. Das 9 mil lojas online inscritas, menos de 40 receberam o selo.

Cristiano Chaussard, diretor de Tecnologia da Flexy Negócios Digitais, lembra que o fator mais atrativo do ambiente online é a comodidade. Por isso, segundo ele, o empreendedor precisa oferecer sites de navegação simples, com descrições detalhadas e claras dos produtos, além de uma entrega rápida e uma devolução facilitada. O gerente de marketing do Tiguana chamou a atenção para uma boa estratégia de divulgação online, buscando estar presente nas redes sociais, nos comparadores de preços (como Buscapé e Submarino) e no Google.

Os especialistas enxergam os segmentos de moda, pet, decoração, cosméticos, alimentos e produtos para bebês e como as grandes apostas do e-commerce hoje. Outro nicho em expansão no Brasil é o comércio online entre indústrias e fornecedores.

DIÁRIO CATARINENSE
Cristiano Estrela / Agencia RBS

E-commerce Tiguana, de Palhoça, é a maior loja totalmente online do Sul do país
Foto:  Cristiano Estrela  /  Agencia RBS


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