Notícias

Itapema FM  | 15/08/2013 08h31min

Quinta-feira é a vez de "A Oeste do Fim do Mundo" e "Primeiro Dia de um Ano Qualquer" em Gramado

Os dois longas-metragens são dirigidos por brasileiros

Roger Lerina  |  roger.lerina@zerohora.com.br

Nesta quinta-feira, o 41º Festival de Cinema de Gramado vai exibir dois longas-metragens dirigidos por realizadores brasileiros — mas um deles concorre na categoria dos estrangeiros: Primeiro Dia de um Ano Qualquer (2012), de Domingos de Oliveira, e A Oeste do Fim do Mundo (2013), de Paulo Nascimento.

Veterano da competição serrana, o prolífico Domingos, 76 anos, retorna ao festival com um filme que se passa durante um dia primeiro do ano em uma rica casa de campo nos arredores do Rio. Como é praxe nas comédias românticas e existenciais do chamado "Woody Allen brasileiro", a história reúne vários personagens — todos em crise.

O elenco de Primeiro Dia de um Ano Qualquer inclui nomes como Maitê Proença, Dedina Bernardelli, Ricardo Kosovski, Orã Figueiredo, Clarice Falcão, o cantor Ney Matogrosso, a atriz Priscilla Rozenbaum — mulher do cineasta — e o próprio Domingos.

A Oeste do Fim do Mundo é uma coprodução entre Brasil e Argentina e está na disputa dos longas estrangeiros. O filme do gaúcho Paulo Nascimento foi praticamente todo rodado na região de Uspallata, cidadezinha argentina próxima a Mendoza e vizinha do monte Aconcágua, quase na fronteira com o Chile. É aos pés da Cordilheira dos Andes, em um posto de gasolina de uma estrada no meio do nada, que se passa a trama do novo longa do diretor e roteirista de Diário de um Novo Mundo (2005), Valsa para Bruno Stein (2007) e Em Teu Nome... (2009).

O cenário desértico é o lugar onde os destinos de três personagens esquivos se encontram: o argentino León (César Troncoso), dono do posto, e os brasileiros Ana (Fernanda Moro) e Silas (Nelson Diniz). Em comum, o trio guarda segredos que justificam seus comportamentos arredios: León é um veterano da Guerra das Malvinas que não conseguiu se readaptar na volta dos combates e se afastou do filho; Ana está fugindo do marido violento e pretende encontrar-se com a irmã no Chile; o motoqueiro Silas, espécie de amigo de León, não fala do passado com ninguém.

Os enquadramentos de câmera e a fotografia em tons terrosos de Alexandre Berra em A Oeste do Fim do Mundo exploram a beleza e a vastidão da paisagem rústica andina, sublinhando o desamparo e a fragilidade do homem diante da natureza grandiosa — como o cineasta americano John Ford fazia sugeria em seus westerns. Aliás, as cenas com as montanhas emolduradas por marcos de portas e janelas remetem ao clássico bangue-bangue Rastros de Ódio (1956).

Atuando sempre dentro de quadros parados, a trinca central de atores mostra sintonia em um registro mais contido de interpretação — com destaque para Troncoso, capaz de expressar as cambiantes emoções de seu personagem apenas com olhares e gestos econômicos.

TVCOM transmite entrega de kikitos no sábado

A TVCOM RS e SC irá transmitir a cerimônia de entrega dos Kikitos da 41ª edição do Festival de Cinema de Gramado neste sábado, a partir das 20h45, direto do Palácio dos Festivais. Apresentam a transmissão o apresentador da TVCOM RS Roger Lerina, a apresentadora do Canal Brasil Simone Zuccolotto e o colunista de cinema e cultura do Estadão Luiz Zanin, ao lado da repórter da TVCOM RS Sara Bodowsky, que fará entrevistas ao vivo com diretores, atores, atrizes e demais concorrentes aos prêmios.

>> Veja todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado

Programação desta quinta-feira, no Palácio dos Festivais:

10h – Reprise Mostra Competitiva (longas)
14h – Mostra de Cinema Gaúcho: Cinco Maneiras de Fechar os Olhos, de Abel Roland, Amanda Cosptein, Emiliano Cunha, Filipe Matzembacher e Gabriel Motta Ferreira
19h – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Colostro, de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet
19h – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Carregadores de Mont Serrat, de Cassio Santos e Julio Lucena
          Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: A Oeste do Fim do Mundo, de Paulo Nascimento
21h30 – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Arremate, de Rodrigo Luna
             Mostra Competitiva Longas Brasileiros: Primeiro dia de Um Ano Qualquer, de Domingos Oliveira

SEGUNDO CADERNO
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.