Notícias

Itapema FM  | 14/08/2013 09h41min

Camerata apresenta nesta quarta em Florianópolis programa lúdico marcado pelo bom humor

Sinfonia dos Brinquedos, Pedro e o Lobo e Sinfonia do Adeus estão na apresentação

Roberta Ávila  |  roberta.avila@diario.com.br

 A Camerata Florianópolis esteve recentemente em cidades tão pequenas como Esmeralda, no Rio Grande do Sul, onde o acesso exclusivo se dá por estrada de chão e uma única rua resume o município. Voltando de uma turnê pelo interior do país, que teve como objetivo levar a orquestra para as localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região Sul, chega à Capital para uma apresentação com peças que têm em comum o bom humor. Confira a entrevista que o maestro da Camerata, Jeferson Della Rocca, concedeu em visita à redação do Diário Catarinense, em Florianópolis.

 Curta o nosso Facebook

Como vocês montaram o programa desta apresentação?

Começamos com a intenção de fazer Pedro e o Lobo. Como tem 30 minutos de duração, pensamos em outras peças afins. Pedro e o Lobo é quase uma brincadeira, uma forma de fazer com que o público conheça os instrumentos musicais. Acredito que o autor tenha até concebido em 1936, antes mesmo da criação do cinema com som, o formato de trilha sonora que usa atualmente. Ela conta uma história, ambienta os personagens, os instrumentos imitam os animais. É muito interessante.

Estou até percebendo semelhanças com cinema. Uma hora o lobo está atrás do gato e a música parece a introdução de Tubarão, do Steven Spielberg. Tem umas partes que parecem trilha sonora de Hitchcock. Com certeza, inspirou muitos autores. E será a primeira vez que a Camerata apresenta o espetáculo. Queremos abrir também o ensaio para escolas por ter esse caráter didático.

O ensaio é mais divertido do que a apresentação?

Ah, para nós, com certeza (risos). Na apresentação tem a questão da reação do público, no ensaio a gente tem mais liberdade.

As outras sinfonias também são lúdicas?

Sim. A Sinfonia dos Brinquedos por muito tempo foi atribuída a Haydn, mas na verdade o mais provável é que tenha sido composta por Leopold Mozart, pai de Wolfgang Amadeus Mozart. Durante a apresentação os músicos de sopro e cordas abandonam os instrumentos e tocam com brinquedos. Tem tamborzinho, apito, é bem divertido.

Já a Sinfonia do Adeus foi composta por Haydn numa época em que o príncipe levava a orquestra para a corte se entreter. Os músicos, que já estavam longe de casa há muito tempo, resolveram conversar com o maestro para fazer um protesto. Claro que não queriam se indispor com o príncipe. Ficou bem criativo, eles vão saindo aos poucos do palco. No fim só ficam dois. E funcionou, o príncipe entendeu o recado e os liberou. No nosso caso ela vai ser apresentada antes do intervalo, então não é adeus, é até logo (risos).

Programa

Sinfonia dos Brinquedos
Allegro, Minuetto, Alegro moderato
Alegro vivo
Presto
Leopold Mozart

Sinfonia do Adeus
Allegro assai
Adagio
Menuet: Allegretto
Finalle: Presto - Adagio
Joseph Haydn

Pedro e o Lobo
Sergei Prokofiev

Agende-se

O quê: Camerata Florianópolis com o espetáculo Pedro e o Lobo
Quando: hoje, às 21h
Onde: no CIC (Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis)
Quanto: R$ 40 (inteira). R$ 20 para meia-entrada e ingressos antecipados, que estão à venda nas bilheterias do CIC, TAC e Pedro Ivo, na sede da Camerata e no site www.blueticket.com.br
Mais informações: (48) 3233 2324 e camerata@camerataflorianopolis.com.br

DIÁRIO CATARINENSE
Camerata Florianópolis / Divulgação

Durante o concerto, instrumentos serão trocados por brinquedos
Foto:  Camerata Florianópolis  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.