Notícias

Itapema FM  | 13/08/2013 19h38min

"Estou muito feliz por ter feito o filme", diz Lima Duarte sobre "Sargento Getúlio"

Ator e o diretor Hermano Penna deram entrevista coletiva no fim da tarde desta terça-feira

Horas antes de receber a homenagem pelos 30 anos de exibição em Gramado do filme Sargento Getúlio, Lima Duarte e o diretor Hermano Penna concederam uma longa coletiva de imprensa - oportunidade na qual os assuntos se estenderam para além do filme trintão. Desde o trabalho como operador de som à atuação ao lado de Wagner Moura - outro homenageado do Festival - em A Busca, o ator relembrou um pouco da história de sua vida.

— Sou de Desemboque, no interior de Minas Gerais. Quando tinha 14 anos, meu pai me colocou num caminhão e me mandou pra São Paulo — lembra.

— E gosto disso, gosto de estabelecer uma bagagem interior para os personagens, trazendo minhas lembranças, meu afetos — conta.

Ao responder sobre como lida com o fato de ser referência para jovens, Lima, que completa 63 anos de televisão em 18 de setembro, brincou: — Me sinto velho, mas não tanto assim.

Já Hermano Penna falou sobre o trabalho no longa homenageado - filme baseado no livro de João Ubaldo Ribeiro, uma obra política.

Sargento Getúlio trata de um homem utilizado como um braço armado de uma política que ele não entende — explicou. Sobre a produção do filme, revelou:

— Sargento tinha exatamente 10 pessoas na equipe, contando o diretor e o produtor. Mas as partes tristes vieram apenas depois do filme realizado. Ele passou exatamente 5 anos esquecido nas prateleiras da Embrafilme, foram 5 anos de luta para conseguir colocar o filme no cinema. Mas com a certeza de que era um belo filme.

— Há uma responsabilidade muito grande dos formadores de opinião sobre os filmes brasileiros. Eles não precisam de afeto, mas de cuidado e respeito. Às vezes, a vida dos realizadores está jogada ali. É preciso ver o filme, na dimensão dele, e não querer ver o filme que se quer — finalizou.

Sobre o significado da homenagem, Lima Duarte ressaltou: — Demorou 30 anos, mas reconheceram a gente. Estou muito feliz por ter feito o filme e por estar aqui esta noite. Espero que o meu Sargento esteja a altura do sargento do João Ubaldo Ribeiro.

>> Veja todas as notícias sobre o Festival de Cinema de Gramado

Programação desta terça-feira, no Palácio dos Festivais:

19h – Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Os Irmãos Mai, de Thais Fujinaga
         Mostra Competitiva Longas Estrangeiros: Repare Bem, de Maria de Medeiros
21h30 – Homenagem: Entrega do Troféu Cidade de Gramado para Sargento Getúlio
             
Mostra Competitiva Curtas Brasileiros: Sanã, de Marcos Pimentel
             Mostra Competitiva Longas Brasileiros: A Bruta Flor do Querer, de Andradina Azevedo e Dida Andrade

SEGUNDO CADERNO
Itamar Aguiar/PressPhoto / Divulgação

Lima Duarte e Hermano Penna na coletiva de imprensa
Foto:  Itamar Aguiar/PressPhoto  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.