Notícias

Itapema FM  | 13/08/2013 10h18min

O fantástico mundo de Escher em Joinville

Pela primeira vez em Santa Catarina, fac-símiles de obras famosas do artista gráfico são expostos

Karina Sérgio Gomes  |  karina.gomes@an.com.br

Pare, olhe. Pare mais uma vez, olhe com mais atenção. E a cada vez que você olhar, novos detalhes saltarão a seus olhos. Os trabalhos de Maurits Cornelis Escher (1898-1972), mais conhecido como M.C. Escher, são daqueles que não entregam todos os detalhes à primeira vista.

A ilusão óptica é uma das principais características de seus desenhos e gravuras, que fascinam e brincam com a visão dos espectadores.

Desde 2011, as obras de M.C. Escher vêm atraindo multidões pelos museus e centros culturais por onde têm passado no Brasil. De acordo com a publicação britânica The Art Newspaper, a mostra A Magia de Escher, realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, foi a exposição mais visitada do mundo em 2011.

Agora repete o sucesso em Curitiba no Museu Oscar Niemeyer – em cartaz até 25 de agosto. E, a partir de hoje, um pouco dessa magia pode ser vista em Joinville.

O Restaurante Santa Mistura, em parceria com a galerista curitibana Zilda Fraletti, traz 15 fac-símiles de obras do artista. Foi Pieter Tjabbes, curador da mostra A Magia de Escher, que fez a ponte entre a galerista e o editor Andreas Landshoff, única pessoa autorizada a fazer cópias dos trabalhos do artista.

— Essa série de gravuras não terá mais reedição e nós somos os únicos no Brasil que estamos vendendo. São apenas 450 cópias autorizadas pela Fundação Escher e com o selo de autenticidade. Elas são tão perfeitas que dá até para ver a assinatura do artista – conta Zilda Fraletti.

As cópias são impressas em um tamanho 10% maior do que as obras originais. Essa é a primeira vez que essas gravuras vêm para Santa Catarina e são comercializadas. Todas que as que estão expostas no Santa Mistura estão à venda.

Escher ficou famoso pela engenhosidade e impressionante qualidade técnica e estética de suas obras. O artista usava cálculos matemáticos e regras geométricas de desenho e perspectiva para criar padrões de preenchimento regular do plano, metamorfoses e ilusões ópticas, como escadas que não têm fim e peixes que se transformam em pássaros.

— Até hoje é difícil explicar a correção matemática que ele faz para chegar a esse resultado óptico. Algumas teorias matemáticas foram pensadas a partir de seus trabalhos – comenta a galerista.

Entre as 15 obras que o público poderá ver a partir de hoje estão as famosas Relatividade, Répteis e Mão com Esfera.

::Serviço::

O quê: M.C. Escher
Quando: de 13 de agosto a 13 de setembro.
Onde: Santa Mistura - rua Otto Boehm,648. Telefone (47) 3025 6548
Quanto: gratuito

 

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.