Notícias

Itapema FM  | 10/08/2013 12h51min

Morre a artista Paulina Eizirik

Entre os principais temas de sua obra, estão as tradições judaicas, a paz e a temática feminina

A artista plástica Paulina Eizirik faleceu nesta sexta-feira à noite (9), em Porto Alegre, aos 92 anos. A artista havia sido internada há pouco mais de uma semana no Hospial Moinhos de Vento, depois de sofrer um AVC.

Paulina começou a pintar com mais de 60 anos, depois de ter sido dentista durante toda sua vida. A artista relata em seu livro Paulina Laks Eizirik - Trajetória de uma Artista, lançado em 2001, que a sua primeira exposição em Porto Alegre foi realizada no saguão do Atelier Livre da Prefeitura, em 1987. Uma das telas, denominada A Mulher Acorrentada, possuía correntes em seus braços e à sua volta. "Na minha geração, a mulher era acorrentada pela sua educação, cheia de preconceitos, impedida de ser livre, e pouquíssimas frequentavam a faculdade", salientava a autora.

Paulina nasceu em Varsóvia, Polônia, e veio para o Brasil aos nove anos, naturalizando-se brasileira. Formou-se em Odontologia na UFRGS e , já aposentada, começou a pintar. Cursou Desenho no Atelier Livre da Prefeitura, Técnicas Pictóricas com Fernando Baril, Litografia com Danúbio Gonçalves e Serigrafia com Luiz Barth, entre outros mestres. É reconhecida por sua obra em diversos centros culturais do mundo, tendo realizado com sucesso exposições individuais em Washington, Buenos Aires, Paris, Aalst, na Bélgica, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os principais temas de sua obra, estão as tradições judaicas, a paz e a temática feminina. Sua última exposição, O Universo Feminino em Paulina Eizirik, foi em 2011, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV). Sua obra faz parte do acervo do Museu de Arte Naif do Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes do Rio de janeiro, Museu de Arte de Santa Catarina - MASC, Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS, além do Brazilian-American Cultural Institute - BACI, Washington, EEUU e Museu de Arte Contemporânea de Marselha na França.

Paulina Eizirik era dedicada à família e ao trabalho com a mesma paixão.

 

Sepultamento

Cemitério do Centro Israelita Porto-Alegrense (Guilherme Schell, 315) – Porto Alegre

Domingo (11/08), às 11h

 

 

ZERO HORA
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.