Notícias

Itapema FM  | 30/07/2013 07h31min

InterCidades finaliza série de dez intervenções e ações artísticas em espaços públicos de Joinville

Projeto envolveu cinco artistas brasileiros e cinco norte-americanos

RAFAELA MAZZARO  |  rafaela.mazzaro@an.com.br

Os aviões de papel no Parque da Cidade e os varais cortando a praça da Bandeira são alguns dos vestígios deixados pelo InterCidades, projeto do Instituto MAC Schwanke, com patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Embora alguns já tenham sumido, seja levados pelo vento ou pelas pessoas, ainda resta muito para ser discutido sobre a primeira edição da coletiva itinerante que envolveu, desde a semana passada, cinco artistas brasileiros e cinco norte-americanos com intervenções e ações em locais públicos de Joinville.

Nesta terça-feira, a artista Teresa Siewerdt e Marcus Cavalheiro, convidado para executar a apresentação "Blood Fireworks" do selecionado Ryan Groendyk, finalizam as últimas propostas da programação, que encerra com a palestra do curador James L. Lawton, quarta-feira, às 19h30, no Anfiteatro 2 da Univille.

Toda a ação se tratou de um intercâmbio internacional proposto por Alena Marmo, de Joinville, e Jefferson Kielwagen, que cursa mestrado em Lansing (EUA), cidade escolhida para a troca artística. O projeto recebeu inscrição de 26 "bulas", propostas de arte contemporânea que pudessem ser executados por outro artista em espaços públicos.

Como base, os idealizadores do InterCidades buscaram amparo no teórico Nicolas Bourriaud sobre estética relacional, considerada pelo estudioso "uma arte que toma como horizonte teórico a esfera das relações humanas e seu contexto social mais do que a afirmação de um espaço simbólico autônomo e privado".

Coletivo Laborativo, Ale Mello, Priscila dos Anjos, TiroTTi e Teresa foram os selecionados da cena artística local, enquanto o coletivo Assocreation, Dylan Constant, Elise Toups, Desiree Duell e Groendyk representam a produção dos Estados Unidos.

Outros nomes como Márcia Camargo, Fábio Salun, Sabrina Lermen e Humberto Soares ajudaram a por em prática as propostas americanas, já que seus criadores estrangeiros não participam da execução. O mesmo acontecerá com as ações brasileiras em setembro, quando o intercâmbio é concretizado em Lansing.

Acontece nesta terça-feira

- Às 13 horas, na Cidadela Antártica, Marcus Cavalheiro põe em prática a apresentação Blood Fireworks, de Ryan Groendyk, que fala sobre a cultura do consumo de carne.

- Às 16 horas, em um ônibus em movimento, no sentido Centro-Norte, Teresa Siewerdt, põe em prática a apresentação Jardim de Passagem.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.