Notícias

Itapema FM  | 29/07/2013 15h10min

Passeio pelas exposições de Florianópolis mistura cultura e gastronomia

Na região central da cidade museus e galerias são sempre acompanhados de bons cafés

Roberta Ávila  |  roberta.avila@diario.com.br

Uma volta por um dos grandes museus do mundo pode se estender por quilômetros e levar horas. Uma passada pela lojinha ou café do local é quase obrigatória. Em Florianópolis não há grandes e extensos museus, mas temos o Centro da cidade com várias exposições de arte e cafeterias charmosas com décadas de tradição.



Uma volta pelo bairro, começando pela Praça XV de Novembro e passando pela Galeria Municipal, Casa D´ Itália, Museu Victor Meirelles, Fundação Cultural Badesc e Galeria Artmoldura pode levar de duas a três horas e rende um passeio prazeroso por ruas históricas, cheias de verde, bancos, praças e pedestres.

Percorremos esse trajeto de menos de dois quilômetros e selecionamos o melhor das mostras em cartaz e dos cafés da região. Fica a dica para aqueles que, com a breve interdição dos cinemas da cidade há 10 dias (eles já foram reabertos), argumentavam que os filmes seriam as únicas opções de lazer da Capital.

Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180, esquina com Rua Tiradentes)

A mostra Ponto e Traço, de Loro de Lima, fica até dia 16 de agosto na galeria municipal. Composta por desenhos produzidos pelo artista catarinense nos últimos cinco anos, a exposição tem 40 obras feitas com nanquim sobre papel vegetal. Nos traços do artista, corpos se entrelaçam como se fossem tótens, lembrando obras como O Beijo e Morte e Vida do austríaco Gustav Klimt.

A galeria abre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Informações: (48) 3228-6821. Já que estamos na Praça XV, ao lado da Catedral de Nossa Senhora de Desterro fica o Sorrentino Café e Doces (Rua Padre Miguelinho, 55). No local há sete anos, o estilo retrô do estabelecimento dá a impressão de que ele é mais antigo. As mesinhas laterais são um charme.

Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216)

Alunos da Udesc estão expondo em conjunto na Fundação Cultural Badesc até dia 2 de agosto, de segunda a sexta, das 12h às 19h. Com o nome de Poéticas do Desenho, a mostra reúne obras produzidas na disciplina da professora Adriana Maria dos Santos e que criam simulacros do corpo do próprio artista. Algumas delas, usando vendas, lembram Os Amantes do belga René Magritte. Informações: (48) 3224-8846.

Casa D´ Itália (Praça XV de Novembro, 340)

O artista Caio Silveira recebe pessoalmente os visitantes na mostra na Casa D´ Itália, Pessoas e Cidade. Cheio de histórias para contar, ele oferece uma performance ao se desdobrar em memórias sobre a própria trajetória como violoncelista e aficcionado pela arte digital.

As imagens que criou em cima de fotografias de Florianópolis incluem algumas quase abstratas e aquelas em que podemos reconhecer pontos clássicos da cidade. Em todas elas, as cores são ponto chave. Caio vende no local impressões de suas obras digitais: uma custa R$ 30, duas saem por R$ 50.

— Se tivesse patrocinador, todo mundo saía daqui com uma impressão. Eu quero mais é que todo mundo leve para casa — declarou o artista.

A exposição vai até dia 31 de agosto, das 10h30min às 17h. A entrada é gratuita. Informações: (48) 3223-2352.

Museu Victor Meirelles (Rua Victor Meirelles, 59)

No piso térreo o museu tem mostras temporárias e eventos como o lançamento da publicação Pluvial Fluvial, que será quarta-feira, com exibição de dois filmes de Helder Martinovsky, um dos criadores do livro. Haverá bate-papo com os coordenadores do trabalho Claudia Zimmer e Raquel Stolf. Exemplares serão distribuídos gratuitamente. No andar superior, pinturas de Victor Meirelles, um dos mais célebres artistas catarinenses, ocupam vários ambientes.

O casarão histórico é especial, com a escada de degraus mais altos do que o convencional, e o corrimão composto por uma única tábua de madeira fixada diretamente na parede. Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e nos sábados das 10h às 14h. Entrada gratuita. Informações: (48) 3222-0692.

Galeria Artmoldura (Rua Esteves Júnior, 728)

Ao lado do Café das Artes, a Galeria Artmoldura chama a atenção pelos lindos quadros na vitrine. As obras de Caio Borges, de Florianópolis, lembram as de Portinari. Os lindos jardins da carioca Tânia Campos são de uma delicadeza ímpar. Aberta de segunda a sexta, das 9h30min às 12h e das 13h30min às 18h, e nos sábados das 9h às 12h. Informações: (48) 3222-4066.

Para levar as crianças

O Museu Victor Meirelles também pode ser local para as crianças se divertirem. O Espaço Meyer Filho, por exemplo, que fica dentro da Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, na Praça XV, tem uma exposição permanente de desenhos do modernista que nasceu em Itajaí e morou em Florianópolis.

Cheios de animais místicos, fantásticos e coloridos, eles funcionam como ponto de partida para a criançada fazer a própria arte. Com papel e giz de cera elas podem ser convidadas a criarem seus próprios monstros dentro do museu.

Para ser ainda mais interessante, a atividade pode ser combinada com um piquenique na praça. O passeio também é uma boa chance para contar a elas que a figueira tem mais de 100 anos e para explicar quem foi Meyer Filho, com direito a uma mãozinha do mural da exposição, que conta a trajetória do artista plástico.

A mostra não tem prazo para sair de cartaz. A organização do museu incentiva a realização de atividades com crianças no local, mas pede apenas que o Instituto Meyer Filho seja avisado com antecedência pelos telefones (48) 9911-6534 ou (48) 9114-6111.

Open Shopping Vidal Ramos

A Rua Vidal Ramos tornou-se um open shopping em março deste ano. De lá para cá, segundo a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), as vendas aumentaram 80%. Com calçadas mais largas e muitos bancos, a rua reunia restaurantes naturais nas décadas de 1970 e 1980 e era point dos jovens.

Um dos remanescentes da velha guarda é o restaurante Döll, que funciona há 30 anos. Mudou de um lado para o outro da rua, mas é parte da história da Vidal Ramos. No final da via, você sairá na Esteves Júnior, onde fica a padaria O Padeiro de Sevilha (Rua Esteves Júnior, 214).

Decorada com desenhos inspirados nas criaturas fantásticas de Franklin Cascaes, ela foi eleita a melhor do Estado pela Veja SC em 2010 e 2011. Mais adiante, em direção à Beira-Mar Norte, fica o Café das Artes (Rua Esteves Júnior, 734), que além de cafeteria abre espaço para exposições, e a Panificadora Padoka (Rua Almirante Lamego, 1480), que tem vista para o mar.

DIÁRIO CATARINENSE
Charles Guerra / Agencia RBS

Quadro de Meyer Filho exposto na Galeria Municipal de Arte em Florianópolis
Foto:  Charles Guerra  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.