Notícias

Itapema FM  | 18/07/2013 08h01min

Meia Ponta começa nesta quinta com os bailarinos mais jovens do Festival

Competição dura dois dias e tem Tarde dos Campeões no sábado

Cláudia Morriesen  |  claudia.morriesen@an.com.br

Os pés ainda são pequenos e não podem ficar na ponta, mas a seriedade na competição é quase de profissionais. Crianças de dez a 12 anos entrarão hoje no Teatro Juarez Machado sob o olhar atento dos jurados para participar do Meia Ponta, evento paralelo do Festival de Joinville que os leva a ter um gostinho de Mostra Competitiva.

Os jovens talentos dançam hoje e amanhã, sempre à tarde, apresentando suas coreografias em seis gêneros. No sábado, é a vez dos escolhidos como "primeiros lugares" reapresentarem seus trabalhos.

São 41 coreografias de 28 grupos vindos de dez Estados brasileiros - destes, apenas um é de Joinville: a Companhia de Dança Liliana Vieira, que compete em danças populares com "Amostra Cultural Brasil, Portugal". São 20 meninas com a responsabilidade de colocar o grupo — que antes competia com o nome Academia de Dança Corpo Livre e era bicampeã na categoria — de novo na lista dos campeões.

O Meia Ponta é considerado uma ponte para a evolução dos iniciantes, já que muitos talentos que foram destaque no Festival de Dança passaram primeiro pelo palco do Juarez Machado. É o caso, por exemplo, da companhia Sheilla's Ballet, de São Paulo, que participa da competição desde seus primeiros anos, em 2000, e assiste seus alunos passarem do palco pequeno para o grande. 

— Acho que o mais importante é mostrar o trabalho em um festival grande como o de Joinville, mas a competição é estimulante. As crianças objetivam os primeiros lugares e, se ele não vem, aprendem a lidar com isso também — avalia a diretora da escola, Sheila Santos.

Ela, que traz 30 crianças para apresentações de danças urbanas e de sapateado, conta que o Sheilla's Ballet participa de muitas competições e festivais, principalmente fora do Brasil, e que o Meia Ponta tem sua importância dentro da aprendizagem de seus alunos.

— Gosto demais da forma com que os jurados do Meia Ponta colocam as correções. Eles julgam com um pouco mais de carinho por ser uma competição infantil — avalia ela.

AGENDE-SE

O QUÊ: Meia Ponta
QUANDO: de 18 a 20 de julho, às 14 e 16 horas, com Tarde dos Campeões às 14 horas.
ONDE: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen. Avenida José Vieira, 315.
QUANTO: as sessões já estão lotadas.

Confira a programação completa do Meia Ponta.

Nilson Bastian / Divulgação

Sheilla's Ballet, de São Paulo, participa há pelo menos dez anos do Meia Ponta e vê seus alunos passando para a Mostra Competitiva
Foto:  Nilson Bastian  /  Divulgação


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.